Como ficam os imóveis com as novas regras do Minha Casa e a queda dos juros

Os principais fatores que impulsionam o mercado imobiliário incluem a redução das taxas de juros e políticas de acesso a crédito mais flexíveis

Programa habitacional | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As mudanças implementadas no programa "Minha Casa, Minha Vida" e a redução da taxa básica de juros já começam a mostrar resultados positivos no mercado imobiliário brasileiro, indicando uma tendência promissora para este ano. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o setor registrou um aumento expressivo no número de unidades vendidas em 2023, alcançando um total de 163,1 mil unidades vendidas, um aumento de 24% em relação ao recorde anterior.

VENDAS EM CRESCIMENTO: O valor total das vendas também apresentou um crescimento significativo de 34,7%, atingindo R$ 47,9 bilhões. Especificamente no segmento do MCMV, o volume de unidades vendidas cresceu 42,2% em comparação com 2022, totalizando 117,4 mil unidades, e o valor das vendas aumentou 55,1%, alcançando R$ 26 bilhões.

Apesar do cenário favorável, a expectativa não é de uma redução nos preços dos imóveis. Especialistas apontam que, embora o mercado esteja propício para transações imobiliárias, as margens das incorporadoras continuam pressionadas e os custos de construção permanecem elevados, o que deve manter os preços em patamares elevados. A desaceleração dos preços observada em 2023 não indica uma queda significativa nos valores, mas sim uma estabilização do mercado após anos de alta.

CAUSAS: Os principais fatores que impulsionam o mercado imobiliário incluem a redução das taxas de juros, políticas de acesso a crédito mais flexíveis e as mudanças no MCMV. Com a continuidade do ciclo de queda de juros iniciado em 2023 e as recentes reformas no programa habitacional, o setor ganha confiança tanto dos consumidores quanto dos construtores, que passam a contar com maior demanda e custos menores para investir. A expectativa é que esses elementos contribuam para um cenário mais favorável aos compradores, estimulando o mercado e impulsionando as vendas de imóveis.

OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO: Embora a possibilidade de uma redução nos preços dos imóveis em 2024 seja considerada improvável pelos especialistas, o mercado imobiliário brasileiro continua a oferecer oportunidades de investimento e acesso à moradia própria, especialmente para aqueles que buscam financiamentos acessíveis e condições favoráveis de compra. O setor permanece atento às mudanças econômicas e políticas que podem influenciar seu desempenho e segue em constante adaptação para atender às demandas do mercado e dos consumidores.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES