Governador do Amazonas cobra direitos da Amazon por usar 'mesmo nome' do estado

Wilson Lima expressou sua preocupação com o fato da empresa estadunidense utilizar o nome de seu estado sem que haja compensação financeira

Governador Wilson Lima (União Brasil) | Reprodução/Governo do Amazonas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou a programação de um encontro com representantes da Amazon durante a COP28, que se inicia em Dubai a partir desta quinta-feira (30). Lima expressou sua preocupação com o fato da empresa dos Estados Unidos utilizar o nome de seu estado, "Amazonas", sem que haja compensação financeira correspondente.

A Amazon, uma gigante da tecnologia estadunidense fundada pelo empresário Jeff Bezos, será alvo de uma reunião com o objetivo de explorar possíveis parcerias. O governador questionou publicamente o benefício obtido pelo estado do Amazonas diante do uso do seu nome pela empresa e destacou a necessidade de buscar uma contrapartida financeira por essa associação.

Lei sobre o uso de nome próprio sem autorização

A medida visa proteger o uso indevido de nomes, exigindo que empresas obtenham autorização ou ofereçam compensação financeira aos proprietários pelos direitos de uso. A multa, aplicável a quem desrespeitar essa regra, foi estabelecida como uma resposta a casos frequentes em que empresas utilizam nomes de marcas ou regiões sem a devida autorização. A iniciativa objetiva preservar a propriedade intelectual e garantir que empresas não se beneficiem indevidamente da reputação associada a determinados nomes, promovendo uma prática mais ética e justa no ambiente empresarial.

A medida se aplica a todas as empresas que utilizam nomes sem autorização formal ou compensação financeira aos detentores dos direitos. As autoridades destacam que essa regulamentação busca não apenas proteger a propriedade intelectual, mas também criar um ambiente empresarial mais transparente e ético, incentivando práticas justas no mundo dos negócios.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES