Selic sofrerá primeira redução em anos e deve impactar preços dos produtos

O Copom do BC iniciou, nesta terça-feira (01), uma reunião de dois dias para definir o futuro da taxa básica de juros

Cenário econômico em mudança | Ueslei Marcelino/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após meses de especulações e debates no cenário político brasileiro, uma mudança na taxa de juros finalmente parece estar a caminho. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou, nesta terça-feira (01), uma reunião de dois dias para definir o futuro da taxa básica de juros, a Selic.

A Selic encontra-se atualmente em 13,75%, o nível mais alto desde 2016. A média das projeções no mercado financeiro aponta para um corte de 0,25 ponto percentual (p.p.), o que reduziria a Selic para 13,50%.

Leia Mais

Embora um corte maior não esteja totalmente descartado, a probabilidade é considerada menor. O tom mais rígido adotado pelo comitê em seu comunicado na última reunião, em junho, levantou dúvidas sobre a possibilidade de cortes mais significativos, uma vez que as expectativas de inflação a médio prazo ainda se encontram instáveis.

No entanto, o cenário mudou nas últimas semanas, com a queda da inflação em junho e julho, levando o mercado a dobrar suas apostas em uma redução já nesta reunião de agosto, o que antes parecia mais provável acontecer somente em setembro.

Expectativa do Planalto

O Governo, por sua vez, sinaliza esperar um corte mais acentuado de 0,50 p.p. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), afirmou que o debate não é sobre "se" haverá corte, mas sim "quanto" será a redução na Selic, citando o espaço generoso para aproveitar.

Apesar da expectativa do governo, a tendência geral é que o Copom opte por iniciar o ciclo de corte na Selic de forma moderada e, posteriormente, adote cortes mais expressivos. A Warren, uma das instituições que aposta em inflação dentro da meta para 2023, estima que o BC deve começar com um corte de 0,25 p.p. em agosto e, ao longo do ano, acelerar para cortes de 0,50 p.p. nas próximas reuniões.

Selic em 12% até o fim do ano

A expectativa mediana das projeções sugere que a Selic atingirá 12% até o fim do ano (enquanto o governo aposta em 11,75%). Isso dependerá de vários cortes de 0,50 p.p. ou até 0,75 p.p. a partir de setembro. O consenso do mercado até o final de 2024 é que a Selic chegue a 9,50%.

Economistas destacam que o BC brasileiro é elogiado por ter antecipado o aperto monetário, contribuindo para o combate à inflação em curso.

Além da decisão sobre o corte ou manutenção da taxa, a atenção estará voltada para o comunicado do Copom, que trará mais pistas sobre os planos futuros. Pontos como o possível aumento do preço dos combustíveis também estão no radar dos analistas.

Esta reunião de agosto será a primeira a contar com os indicados do novo governo Lula no Copom, incluindo os diretores Ailton de Aquino e Gabriel Galípolo. Essa composição pode influenciar as decisões futuras do comitê.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES