Rafael Fonteles destaca Piauí e atrai investidores com projeto de R$ 100 bi

Além de ir atrás de investimento para o estado, o governador aproveitará a oportunidade para promover o turismo no Piauí

Piauí aposta no hidrogênio verde | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles (PT) encontra-se em Bruxelas, capital da Bélgica, participando da Feira Internacional de Hidrogênio Verde. Durante o evento, o líder político apresentará a investidores e instituições financeiras internacionais o ambicioso projeto de construção de uma usina para a produção de hidrogênio verde no estado brasileiro. Além disso, o governador aproveitará a oportunidade para promover o turismo no Piauí, como informa a correspondente da MeioNorte, Socorro Sampaio.

Durante entrevista, Fonteles enfatizou a importância da União Europeia (UE) nesse evento, onde apresentou o stand do Piauí e seu potencial para a produção de hidrogênio verde. O estado se posiciona como o local ideal para gerar hidrogênio verde de forma mais acessível, não apenas para o Brasil, mas para o mundo.

O projeto Green Energy Park Piauí, uma parceria entre as empresas Green Energy Park e Solatio, representa um investimento histórico de mais de R$ 100 bilhões no estado, marcando a maior iniciativa já realizada na região. O governador ressaltou que as condições naturais, como calor, vento e água, tornam o Piauí um ativo estratégico para gerar empregos e renda.

O plano inclui a exportação de hidrogênio e amônia para a Europa, com destaque para o porto da Croácia como principal ponto de importação. Esses produtos também atenderão a indústria brasileira, contribuindo para a descarbonização de setores como mineração, siderurgia, fertilizantes e transporte.

Ao ser questionado sobre a emoção de participar do maior evento mundial sobre hidrogênio, o governador expressou orgulho e destacou a necessidade de acreditar no potencial local, especialmente no contexto da transição energética. Ele enfatizou que a bravura, a inteligência dos piauienses e os recursos naturais abençoados serão reconhecidos globalmente.

O governador também mencionou os memorandos de entendimento já assinados e um projeto concreto em andamento, com a expectativa de atrair mais parceiros para impulsionar a produção de hidrogênio em escala industrial. O objetivo é conectar diversas empresas na cadeia de produção, distribuição e consumo final do hidrogênio para cumprir as metas globais de descarbonização e combate às mudanças climáticas. O evento em Bruxelas representa uma oportunidade para expandir ainda mais essas parcerias e avançar na transição energética global.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES