Taxa Selic tem nova redução e cai para 10,75% ao ano; Copom corta 0.5 ponto

O Copom manteve a trajetória de redução da taxa básica de juros (Selic), diminuindo-a em mais 0,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano.

Taxa básica de juros volta a cair 0.5% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve hoje (20) a trajetória de redução da taxa básica de juros (Selic), diminuindo-a em mais 0,5 ponto percentual, de 11,25% para 10,75% ao ano. Além disso, o colegiado ajustou sua comunicação sobre os próximos passos, indicando um corte de mesma intensidade apenas na próxima reunião, prevista para maio

O QUE ISSO IMPLICA? Essa mudança implica que o comitê antecipa uma nova redução de 0,5 ponto apenas no próximo encontro, sem comprometer-se com os movimentos posteriores. Essa orientação foi alterada devido à crescente incerteza e à necessidade de maior flexibilidade na condução da política monetária, como indicado no comunicado divulgado após a reunião. 

MENOR NÍVEL DESDE 2022 - O ritmo de cortes mantido pelo Copom desde agosto do ano passado permaneceu inalterado, com seis reduções consecutivas de 0,5 ponto percentual. Assim, a Selic atinge seu menor nível desde fevereiro de 2022, quando estava em 9,25% ao ano. A decisão do Copom alinhou-se com a expectativa dos economistas, que previam unanimemente um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica, de acordo com levantamento da Bloomberg.

APOIO INTERNO - Desde janeiro, o comitê conta com quatro diretores indicados pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, de um total de nove membros, incluindo o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Apesar do momento de trégua, Lula recentemente pressionou Campos Neto, acusando-o de manter os juros altos por teimosia, o que, segundo ele, contribui para o atraso do crescimento econômico do país.

ATIVIDADE ECONÔMICA - Quanto aos indicadores econômicos, houve sinais de maior atividade econômica nas últimas semanas, mas persistem dúvidas sobre a trajetória da inflação de serviços subjacentes e a incerteza em relação ao início do ciclo de redução de juros nos Estados Unidos.

A inflação oficial medida pelo IPCA atingiu 4,5% nos últimos 12 meses até fevereiro, no limite superior da meta estabelecida pelo BC. Com a mudança na meta de inflação definida pelo CMN para 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, o BC busca alcançar o objetivo entre 1,5% e 4,5%. Considerando os efeitos defasados da política monetária sobre a economia, o BC concentra-se cada vez mais na meta definida para 2025, quando começará o modelo de meta contínua após a alteração no sistema de metas de inflação.

O próximo encontro do Copom está agendado para os dias 7 e 8 de maio, quando será recalibrado o patamar da taxa básica de juros.

Com informações da Folha



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES