Vendas no varejo disparam 2,5% em janeiro e superam expectativas do mercado

A alta de janeiro foi bastante expressiva, vindo após dois meses de estabilidade e uma queda em dezembro

Consumo em alta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que as vendas no varejo avançaram 2,5% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, superando as expectativas do mercado. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 4,1% frente a janeiro de 2023, registrando o oitavo avanço consecutivo, com um acumulado de 1,8% nos últimos 12 meses.

Este resultado representa um respiro após resultados fracos, visto que em dezembro houve uma queda de 1,4%. Segundo o IBGE, essa é a primeira alta desde setembro de 2023. A alta de janeiro foi bastante expressiva, vindo após dois meses de estabilidade e uma queda em dezembro.

Em janeiro de 2024, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram aumento nas vendas, incluindo "Tecidos, vestuário e calçados" (8,5%) e "Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação" (6,1%). Por outro lado, as vendas de "Livros, jornais, revistas e papelaria" caíram 3,6%, indicando variações no comportamento do consumidor em diferentes setores.

Na comparação com janeiro de 2023, seis dos oito setores investigados no comércio varejista registraram aumento nas vendas. Destaca-se o segmento de “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria”, que subiu 7,1%. O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, também apresentou taxas positivas, reforçando a recuperação do setor.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES