Eleições dos EUA: Pensilvânia e Nevada certificam vitória de Joe Biden

Pensilvânia e Nevada certificam vitória de Joe Bide

Joe Biden | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pensilvânia e Nevada, dois dos principais campos de batalha da eleição presidencial dos Estados Unidos, certificaram nesta terça-feira (24) a vitória do presidente eleito, o democrata Joe Biden, após três semanas de contagem de votos e uma série de contestações judiciais fracassadas do atual presidente e candidato derrotado à reeleição, Donald Trump.

O atual governo autorizou na segunda-feira o início oficial da transição aos nomeados por Biden — o site oficial do time democrata ganhou inclusive o endereço com final .gov. A medida foi tomada a contragosto por Trump, que ainda tenta reverter a derrota alegando fraude, sem prova nenhuma. 

Na Pensilvânia, a oficialização da vitória veio depois de um comunicado do Departamento de Estado local — que é o órgão responsável por certificar o resultado eleitoral. Com isso, os 20 delegados estaduais serão atribuídos à chapa de Biden e Kamala Harris.

A apuração na Pensilvânia aponta que Biden e Harris receberam 3.458.229 votos, contra 3.377.674 de Trump e Mike Pence, seu vice-presidente. A diferença foi de 80.555 votos a favor dos democratas.

LEIA TAMBÉM:

Joe Biden vai nomear a 1ª mulher para liderar a inteligência dos EUA

EUA: Geórgia confirma vitória de Biden e descarta fraude nas eleições

Trump reconhece vitória de Biden nos EUA, mas cita "manipulação"

Joe Biden nomeia veterana transexual para equipe de transição nos EUA

-Hamilton Mourão reconhece vitória de Joe Biden na presidência dos EUA

-Joe Biden vence no Arizona e consolida vitória sobre Donald Trump

Joe Biden faz primeiro discurso após ser eleito presidente dos EUA

- "Vocês escolheram a decência", diz Kamala Harris em seu 1º discurso

Joe Biden afirma que vacina contra Covid-19 será gratuita nos EUA

"Mundo respira aliviado com vitória de Biden", diz ex-presidente Lula

- Barack Obama parabeniza Joe Biden: "Não poderia estar mais orgulhoso"

"Conforme exigido pela lei federal, assinei o certificado de verificação para a lista de eleitores de Joe Biden e Kamala Harris", escreveu em uma rede social o governador da Pensilvânia, Tom Wolf, que também é do Partido Democrata.

Em Nevada, a certificação veio com a confirmação por parte da Suprema Corte estadual. Lá, a republicana Barbara Cegavske, secretária de Estado, apresentou o resultado favorável a Biden aos juízes. Com isso, o democrata levará os 6 votos em jogo no Colégio Eleitoral.

A totalização eleitoral em Nevada mostra que Biden venceu no estado com 50,06% dos votos, contra 47,67% de Trump.

A decisão ocorre um dia após o estado de Michigan também certificar a vitória de Biden. Na sexta-feira (20), a Geórgia também anunciou o mesmo procedimento.

Joe BIden foi eleito presidente dos EUA

O que é a certificação dos resultados

A certificação é geralmente um procedimento burocrático, que atribui oficialmente os delegados no Colégio Eleitoral ao vencedor no estado. Mas Trump ainda não admitiu a derrota na eleição e tem recorrido a uma série de ações na Justiça para tentar reverter o resultado. Em tese, mesmo com a oficialização dos números, ainda há possibilidade legal de a chapa derrotada entrar na Justiça.

Sem apresentar provas, o atual presidente reclama de uma suposta fraude na apuração de alguns estados em que perdeu. Mas, até agora, nenhuma autoridade reportou qualquer irregularidade na contagem dos votos.

Biden foi declarado o vencedor da eleição no dia 7, quatro dias após a eleição presidencial, e desde então tem sido tratado como presidente eleito — apesar da insistência de Trump. A Pensilvânia era uma peça central na estratégia do presidente tentar invalidar o resultado da eleição.

"A certificação de hoje é um testemunho dos esforços incríveis de nossos funcionários eleitorais locais e estaduais, que trabalharam incansavelmente para garantir que a Pensilvânia tivesse um processo livre, justo e preciso, que reflitiu a vontade dos eleitores", afirmou o governador da Pensilvânia em comunicado.

A secretária de Estado, Kathy Boockvar, afirmou que "os funcionários eleitorais dos condados e os oficiais da eleição são os verdadeiros heróis da nossa democracia, permitindo-nos votar em números recordes, em meio a circunstâncias desafiadoras, para que a voz de todos os eleitores elegíveis pudesse ser ouvida".

Caminho difícil para Trump

Os resultados da Pensilvânia, de Michigan e da Geórgia representam duros reveses para o presidente derrotado, que vem tentando reverter nos tribunais a vitória democrata nas urnas — até agora, sem sucesso.

Trump tem criticado até autoridades da Geórgia, que é governada pelo republicano Brian Kemp. O secretário de Estado, Brad Raffensperger, também é do partido do presidente.

Raffensperger chegou a denunciar na semana passada que republicanos próximos a Trump, como senador Lindsey Graham, o pressionaram para que interferisse na recontagem de votos para favorecer o presidente derrotado. O parlamentar negou qualquer intenção de intervir no processo.

Os republicanos ainda tentam recerter o resultado no Wisconsin, estado no qual Trump desembolsou US$ 3 milhões para pedir recontagem dos votos em condados onde Biden venceu por larga vantagem.

Mas o estado tem apenas 10 votos no Colégio Eleitoral e não é capaz de reverter o resultado da eleição presidencial americana. O democrata conquistou 306 delegados, contra apenas 232 de Trump.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES