Gabriel Luiz, repórter da Globo esfaqueado em Brasília, tem alta da UTI

O jornalista chegou a ser intubado após sofrer cerca de 10 golpes de faca numa tentativa de latrocínio, na noite de quinta-feira (14)

Gabriel Luiz foi esfaqueado em Brasília | Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O jornalista da TV Globo Gabriel Luiz, 29 anos, esfaqueado na semana passada em frente ao prédio em que mora, em Brasília, recebeu alta na tarde desta terça-feira (19) da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Brasília, onde está internado desde sexta-feira, 15.

A informação foi confirmada a Splash pela família de Gabriel Luiz. "Ele reagiu bem ao tratamento e passa bem. Fez alguns exames na manhã de hoje, mas segue sem previsão de alta médica. Estamos muito felizes e agradecidos pela evolução do quadro e pelo apoio de todos", afirmou o pai, Wilton Luiz Rufino.

Leia Mais

A mãe do comunicador, a empresária Cácia Attias, também comemorou a melhora de Gabriel: "Nós estamos bem otimistas, estamos bem felizes e muito gratos por todo o apoio que o Hospital Brasília está dando [...] Só gratidão mesmo, meu filho está vivo".

O jornalista chegou a ser intubado após sofrer cerca de 10 golpes de faca numa tentativa de latrocínio, na noite de quinta-feira (14). Os ataques provocaram perfurações em órgãos vitais, como pulmão e veias no pescoço e estômago. Segundo o último boletim médico, emitido pelo Hospital de Base de Brasília, o estado inicial de saúde de Gabriel foi considerado grave com risco de morte.

Jornalista no DF com passagens por veículos como Correio Braziliense, portal Metrópoles e TV Globo, Gabriel Luiz é conhecido pelo jeito irreverente de lidar com suas fontes. Formado em jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília) desde 2014, durante a faculdade seus colegas o conheciam como "Bonner", em referência ao apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner.

Jornalista Gabriel Luiz foi esfaqueado em frente ao prédio em que mora, em Brasília

O apelido foi dado devido ao fato de Gabriel proclamar desde cedo admiração pelo telejornalismo da Rede Globo. Em nota, a emissora afirmou lamentar o ocorrido e disse ainda que aguarda as investigações da polícia. "A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível. O jornalismo da Globo continuará acompanhando os desdobramentos do crime na Justiça."

Orientadora do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Gabriel Luiz sobre o uso de celulares no telejornalismo, a professora Letícia Renault se disse orgulhosa do sucesso do jornalista na profissão.

"Lembro-me perfeitamente de quando ele chegou na minha turma. O TCC dele é uma referência na UnB por ter sido pioneiro na tese sobre o uso do celular como equipamento no esforço de reportagem. Ele poderia ter ido para outros caminhos, mas fez bem em perseguir seu talento", disse a professora.

Prisão de suspeitos

Dois suspeitos do crime, um de 17 e um de 19 anos, foram presos na noite de ontem. Os delegados envolvidos na investigação no Distrito Federal concluíram que o jornalista sofreu uma tentativa de latrocínio - que é o roubo seguido de morte.

"Trata-se de uma tentativa de latrocínio, isso ficou notório e é importante colocar aqui. Houve a subtração da carteira, provavelmente 250 reais que teriam sido subtraídos pelos autores, descartando-se com isso, então, as outras linhas de investigação", contou Petter Ranquetat, um dos delegados envolvidos no caso, em entrevista à imprensa.

"Segundo eles relataram, foi feito um roubo, um dos indivíduos deu um mata leão, enquanto o outro desferia as facadas. Ambos disseram que não conheciam a vítima. Viram que ele estava sozinho e viram uma vítima em potencial", completou Douglas Fernandes, o outro delegado envolvido.

Saída ao comércio e pedido de socorro

Gabriel Luiz foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros do DF sentado debaixo de uma marquise, tentando conter o sangramento, depois de ter sido atingido. Segundo a administração do edifício em que ele mora, o jornalista havia saído a pé para ir a um comércio local.

Testemunhas ouvidas pelo UOL contam que Gabriel foi seguido por dois suspeitos, que o cercaram. Segundo relatos, um dos criminosos segurou a vítima para o outro esfaquear. Durante os ataques, o jornalista pediu socorro ao porteiro do prédio onde mora.

Câmeras de segurança registraram a aproximação dos suspeitos. As imagens mostram Gabriel passando pelo estacionamento sozinho. Um homem aparece logo em seguida e outro atrás dele. Os dois atacam Gabriel com golpes de faca e, em seguida, saem correndo em fuga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES