Chile rejeita nova Constituição e intervém em plano de expansão da ultradireita

O resultado simbólico representa, de certa forma, uma vitória reversa para o presidente de esquerda, Gabriel Boric

Nova Constituição rejeitada | Javier Torres/AFP/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 54% das urnas apuradas, os chilenos indicam, pela segunda vez, a rejeição à proposta de uma nova Constituição, marcando um obstáculo ao avanço da ultradireita no país. Até o momento, 55% da população votou contra a proposta, enquanto 45% expressaram apoio ao texto consolidado nos últimos meses por essa força política. O referendo ocorreu neste domingo (17).

Após quatro anos de debates, a população parece enterrar a possibilidade de revisar a atual Carta Magna liberal, herança do regime do ditador Augusto Pinochet, escrita em 1980. O resultado simbólico representa, de certa forma, uma vitória reversa para o presidente de esquerda, Gabriel Boric.

Eleito em 2021 após pressionar seu antecessor de direita, Sebastián Piñera, a iniciar o processo constitucional, Boric viu a primeira versão progressista do texto ser rejeitada em 2022. Agora, ganha um respiro com a rejeição da população à segunda versão, considerada mais conservadora.

O cientista político Gabriel Gaspar, ex-embaixador e ex-subsecretário de Defesa de Boric, destaca que o resultado representa uma derrota para os republicanos, liderados pelo ex-presidenciável José Antonio Kast, colocando a direita tradicional em evidência e fortalecendo a candidatura presidencial de Evelyn Mathei para 2025.

Gaspar avalia que o governo conseguiu um alívio parcial, mas ainda não está claro se poderá recuperar a agenda nacional. Segundo ele, se a proposta da direita tivesse triunfado, Boric teria ficado enfraquecido pelo restante de seu mandato.

Durante o dia nos colégios eleitorais, o sentimento era de que a atual Constituição é "a menos pior". Antonieta Fuentes, designer de 34 anos, expressou seu voto contra a proposta, afirmando: "Prefiro ficar com a Constituição ruim de Pinochet do que com a pior de José Antonio Kast", enquanto aguardava do lado de fora do Estádio Nacional de Santiago.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES