Entenda quem assume o trono caso rei Charles III, diagnosticado com câncer, seja afastado

Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre o tipo e estágio do câncer, o monarca já iniciou o tratamento

Monarquia britânica | Richard POHLE/POOL/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (5), o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer após uma recente internação hospitalar para tratar um crescimento na próstata. Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre o tipo e estágio do câncer, o monarca já iniciou o tratamento.

Durante a hospitalização, médicos identificaram um problema de saúde adicional, classificado como um tipo de câncer, mas que não afeta a próstata, de acordo com fontes da Reuters. O rei deve continuar suas obrigações de escritório e os deveres de Estado, embora os médicos tenham recomendado que ele adie algumas atividades públicas.

Em caso de afastamento de suas atividades reais, a Constituição do Reino Unido determina que um conselho de Estado assuma o lugar do monarca incapaz. Os membros atuais desse conselho incluem a rainha Camilla (esposa de Charles), o príncipe William (filho mais velho), a princesa Anne (irmã) e o príncipe Edward (irmão).

Linha de sucessão ao trono britânico — Foto: ReproduçãoA notícia da condição de saúde de Charles III marca uma quebra de tradição na família real britânica, que historicamente evitava divulgar detalhes sobre questões de saúde. O rei, "totalmente confiante" em relação ao tratamento, decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações e promover a conscientização sobre a saúde pública.

A ordem de familiares para constituir o conselho de Estado temporário não segue a ordem de sucessão em caso de morte. Atualmente, o príncipe William é o primeiro da linha de sucessão, seguido por seus filhos George, Charlotte e Louis.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou preocupação e planeja ligar para Charles, enquanto o príncipe Harry, filho mais novo, viajará para o Reino Unido para encontrar o pai. Charles III participou de uma cerimônia religiosa no domingo, após receber tratamento para um aumento de próstata em janeiro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES