Helicóptero que levava Sebastián Piñera caiu a 400 metros da casa de amigo

Das quatro pessoas a bordo, incluindo Piñera, o ex-presidente foi o único que não sobreviveu ao acidente

Sebastián Piñera - ex-presidente do Chile | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, de 74 anos, perdeu a vida em um trágico acidente de helicóptero ocorrido nesta terça-feira (6). O helicóptero Robinson R66 Turbine, que transportava Piñera, caiu a cerca de 400 metros da casa de um amigo, logo após um almoço na cidade de Ilhue, no Lago Ranco.

Segundo informações do Departamento Geral de Aeronáutica Civil do Chile, a queda ocorreu por volta das 15h30, horário de Brasília, poucos minutos após a decolagem. Das quatro pessoas a bordo, incluindo Piñera, o ex-presidente foi o único que não sobreviveu ao acidente.

O jornal "La Tercera" relata que Piñera estava pilotando o helicóptero, acompanhado por outras três pessoas. A TV chilena "T13" informa que o ex-presidente havia almoçado com o empresário e amigo José Cox, cuja casa estava próxima da cidade de Ilhue. Testemunhas afirmaram que Cox sugeriu que Piñera não decolasse devido às condições climáticas adversas.

Apesar do conselho, Piñera decolou em direção à sua residência do outro lado do lago, na baía Coique. Testemunhas relataram que a aeronave caiu próximo à casa de Cox, levando-o a tentar resgatar os ocupantes com uma lancha.

As informações da mídia latino-americana indicam que Piñera enfrentou dificuldades para desafivelar o cinto de segurança após a queda. Quando os socorristas chegaram, o helicóptero já estava submerso nas águas do lago. O corpo do ex-presidente foi resgatado e levado até a margem.

Quem foi Sebastián Piñera?

Sebastián Piñera, de orientação política de direita, ocupou a presidência do Chile por dois mandatos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Ele interrompeu um ciclo de presidentes de esquerda que governaram o país desde a queda da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988. O governo chileno decretou três dias de luto oficial em sua homenagem, com a cerimônia de velório agendada para sexta-feira.

Piñera, filho de um político, estudou economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e foi um empresário bem-sucedido antes de ingressar na política. Ele era acionista de empresas como a LAN (companhia aérea), Colo-Colo (time de futebol) e Chilevisión (canal de TV). Sua fortuna, estimada em US$ 2,7 bilhões (R$ 13,40 bilhões) pela Forbes, foi reduzida quando ele assumiu a presidência pela primeira vez em 2010.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES