Acidente de helicóptero que matou 4 pessoas em SP é registrado como homicídio culposo

A determinação de possíveis responsabilidades pelo acidente só será possível após a conclusão da investigação

Acidente de helicóptero em SP é registrado como homicídio culposo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil de São Paulo registrou o acidente de helicóptero que matou quatro pessoas como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O piloto, Cassiano Tete Teodoro, 44, é designado como "autor" no boletim de ocorrência, conforme informações divulgadas pelo site Metrópoles. Ele conduzia a aeronave que transportava três pessoas do Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, para Ilhabela, no litoral, em uma viagem de ida e volta. 

A determinação de possíveis responsabilidades pelo acidente só será possível após a conclusão da investigação. A causa da queda da aeronave ainda é desconhecida, e a Polícia Científica, em colaboração com a Força Aérea Brasileira (FAB), está conduzindo as apurações para esclarecer os acontecimentos.

A polícia aguarda os resultados dos laudos para esclarecer os fatos. "Foi realizada a perícia no local e os exames necroscópicos nas vítimas, cujos corpos foram liberados aos familiares. O caso foi registrado como homicídio culposo na Delegacia de Paraibuna", informa uma nota enviada pela Secretaria de Segurança Pública.

Leia Mais

Além do piloto, estavam a bordo Luciana Rodzewics, 46 anos, sua filha, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20 anos, e Raphael Torres, 41 anos, amigo da família, que convidou as passageiras para o passeio, segundo Silvia Santos, irmã de Luciana.

O piloto possuía um "histórico de irregularidades". Teodoro estava sem licença para operar táxi aéreo — não se sabe se estava prestando esse serviço no voo. Ele possuía apenas a habilitação pessoal para voar. A licença foi cassada em setembro de 2021, após evadir-se de uma fiscalização, mas foi restabelecida em outubro de 2023, após a conclusão de cursos. A defesa alega que houve uma punição indevida.

Segundo dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), 80% dos acidentes de helicóptero nos últimos 11 anos tiveram o fator humano como preponderante. Este fator abrange tanto o desempenho técnico humano quanto aspectos psicológicos, totalizando 78,7% das causas de acidentes de 2013 a 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES