Rússia acusa Ucrânia de 'barbaridade' ao derrubar avião com 65 prisioneiros

A aeronave transportava 65 prisioneiros ucranianos, que, segundo o governo russo, estavam a caminho de uma troca com prisioneiros russos

Acidente aéreo na fronteira | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (24), a Rússia lançou acusações contra a Ucrânia, afirmando que esta teria derrubado um avião militar russo que caiu numa região de fronteira entre os dois países. A aeronave transportava 74 pessoas, sendo 65 prisioneiros ucranianos, que, segundo o governo russo, estavam a caminho de uma troca com prisioneiros russos.

O avião caiu em Belgorod, cidade russa próxima à fronteira com a Ucrânia, por volta das 11h no horário local (05h no horário de Brasília), conforme informado pelo Ministério da Defesa russo. De acordo com a agência de notícias RIA, citando a pasta da Defesa, radares russos detectaram o lançamento de dois mísseis ucranianos. O Ministério acusou a Ucrânia de ter derrubado a aeronave, classificando o incidente como um "ato de barbárie".

A aeronave foi abatida por mísseis - Foto: ReproduçãoAté o momento desta reportagem, Kiev não havia se manifestado, mantendo a praxe de não confirmar nem negar ataques em território russo atribuídos à Ucrânia. Imagens feitas por um morador de Belgorod mostram uma pequena nuvem de fumaça após a queda e explosão do avião, sendo comparável à produzida por mísseis após sua detonação, segundo um especialista em aviação consultado pela BBC.

Em uma sessão no Parlamento russo, o deputado Andrei Kartapolov, ex-general das Forças Armadas russas, afirmou que a aeronave foi abatida por mísseis. Essa acusação intensifica as tensões entre Ucrânia e Rússia em meio à escalada dos ataques russos na guerra que persiste entre os dois países há quase dois anos.

Bombardeamento em grandes cidades

Desde o final de dezembro, tropas russas têm bombardeado alvos civis em grandes cidades ucranianas, conforme relatado por autoridades do país. Esses ataques contrastam com a situação em 2023, quando as ações eram mais concentradas nas frentes de batalha.

Em 29 de dezembro, Moscou realizou um dos maiores ataques coordenados à Ucrânia, atingindo alvos civis, como uma maternidade, resultando em 30 mortes, segundo Kiev. A aeronave acidentada, um Ilyushin Il-76, destinava-se ao transporte militar e levava seis membros da tripulação, além de três pessoas não identificadas até o momento desta reportagem. A queda ocorreu numa área residencial do distrito de Korochansky, nordeste de Belgorod, sem confirmação de impacto em casas ou moradores.

O ataque deixou 74 mortos - Foto: ReproduçãoSegundo a imprensa russa, um segundo avião envolvido na mesma troca de prisioneiros conseguiu desviar da rota e prosseguir com o voo. Após meses de impasses, Ucrânia e Rússia retomaram, em janeiro, as trocas de prisioneiros de guerra, libertando 400 prisioneiros na primeira leva.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES