Pondé reflete a busca pela felicidade em palestra ao público do CCT; fotos

O filósofo traçou o caminho para a realização pessoal na palestra “Felicidade: trancos e barrancos”, nesta quarta-feira (20).

Pondé reflete a busca pela felicidade em palestra ao público do CCT; fotos | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A busca pela felicidade pode ser um caminho solitário, mas para Luiz Felipe Pondé, um dos maiores filósofos do Brasil, esse é um assunto que deve ser debatido e compartilhado. O escritor tratou do tema na sua palestra "Felicidade: trancos e barrancos"  na noite desta quarta-feira (20), para a plateia do teatro do Centro de Convenções de Teresina.

Pondé afirmou, em entrevista ao meionorte.com, que a busca incessante pela felicidade é comum, pois grande parte da vida somos acompanhados da infelicidade. "Você tem problemas como frustrações, mortes, doenças, perdas patrimoniais, então é normal a gente ficar nessa situação. Agora, a gente pode ser feliz, mas não continuamente. Felicidade as vezes é algo que acontece quando você tá ocupado fazendo outra coisa", disse. 

Pondé reflete a busca pela felicidade em palestra ao público do CCT (Foto: Raíssa Morais)

"E o que é que a gente chama de felicidade? Sei lá, um serial killer é feliz quando acaba de matar mais uma vítima. Então felicidade é uma ideia que a priori não é tão óbvia, nem ao longo da história da filosofia foi óbvio definir a felicidade", refletiu o palestrante, que é conhecido por ter uma visão pessimista da realidade.

O doutor em Filosofia ainda afirmou que, de fato, não se deve ser obcecado com a ideia de ser feliz. "Hoje se fala muito de felicidade, se vende felicidade como se fosse fácil, com essa palestra o que o público percebe é que felicidade não é algo fácil. Eu diria para alguém que tá tentando ser muito feliz é 'vá com calma', você vai se tornar muito mais infeliz se ficar obcecado com isso", concluiu.

Leia Mais

Para Diego Lisboa, um dos seguidores que compareceram ao CCT para prestigiar a palestra, temas polêmicos são o forte do filófoso para que incentive o debate. "Um dos grandes nomes que estão na mídia, propagando a filosofia, isso é importante para o debate sobre a política, a sociedade, num mundo onde pouco se discute. Hoje, o Pondé levanta algumas questões que incomoda alguns grupos e eu acho que o debate é isso, discutir sobre o tudo e a todos".

A palestra "Felicidade: trancos e barrancos" faz parte da programação da Maratona do Conhecimento, uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Estado de Cultura (Secult). Pondé esclarece os conceitos para a felicidade e bem estar baseado em sua obra "Felicidade: Modos de usar", em que foi autor juntamente com mais dois famosos pensadores, Leandro Karnal e Mário Sérgio Cortella.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES