Sisu 2024: após adiamento, MEC garante que resultados serão divulgados nesta quarta (31)

Em entrevista, o ministro da Educação informou que os resultados do Sisu 2024 serão divulgados “no início da tarde” desta quarta-feira

Sisu 2024 | SOPA Imagens/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os esperados resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, que deveriam ter sido divulgados na tarde de terça-feira (30), foram adiados para esta quarta-feira (31) devido a problemas técnicos, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Até o momento desta reportagem, os resultados ainda não haviam sido publicados.

Em uma entrevista a um programa de rádio do governo, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que os resultados do Sisu 2024 serão divulgados "no início da tarde" e estarão disponíveis para consulta no site oficial do programa (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).

Sisu 2024 e mudanças significativas

O Sisu 2024, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos para universidades públicas, apresenta duas mudanças significativas neste ano:

Apenas uma edição: o processo seletivo ocorrerá uma vez ao ano, em janeiro, eliminando a edição que tradicionalmente acontecia no meio do ano.

Alterações nas regras de cotas: o processo de adesão por meio de cotas foi modificado, com todos os candidatos concorrendo primeiramente às vagas de ampla concorrência. Caso não atinjam as notas nesta modalidade e façam parte de grupos de cotas, entram na disputa por essas vagas específicas.

Cronograma e procedimentos para os candidatos

  1. 30 de janeiro de 2024 (adiado para 31 de janeiro): Resultados da 1ª chamada.
  2. 1º a 7 de fevereiro de 2024: Período de matrículas para os aprovados.
  3. 31 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024: Manifestação de interesse em participar da lista de espera.

Datas a serem definidas por cada universidade: Resultado das listas de espera.

Aptidão e escolhas dos candidatos

Quem está apto: alunos que fizeram o Enem 2023 e obtiveram nota acima de zero na redação. Treineiros não são aceitos.

Escolha do semestre: não é permitido escolher em qual semestre ingressar na faculdade. A universidade decidirá, com base na ordem de classificação.

Opções de vaga e total de vagas

Ao se inscrever, cada candidato pôde escolher até duas opções de curso ou universidade, com a possibilidade de alterações até o encerramento das inscrições. O Sisu 2024 conta com um total de 264.181 vagas distribuídas entre 6.827 cursos em 127 instituições de educação superior, sendo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a líder da lista, ofertando 9.240 vagas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES