Viradouro é a campeã do carnaval 2024 e conquista o 3º título da história

A agremiação do Barreto liderou a apuração de ponta a ponta e, nas notas válidas e gabaritou os quesitos.

Enredo falou sobre mulheres guerreiras e o culto ao vodun serpente | Bruna Prado/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Unidos do Viradouro foi a grande campeã do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. A escola foi a última entre as 12 escolas do Rio de Janeiro a desfilar, na manhã de terça-feira (13) e destacou as crenças voduns dos povos africanos e a força das mulheres da Costa da Mina, uma poderosa irmandade de guerreiras. 

Na tarde desta quarta-feira (14),  agremiação do Barreto liderou a apuração de ponta a ponta e alcançou a excelência em todos os critérios, encerrando com 270 pontos. Em segundo lugar ficou Imperatriz com 269,3 pontos e em terceiro a Grande Rio, com 269,2.

A escola de Samba atingiu o aproveitamento máximo de 100%. Foram apenas 3 notas diferentes de 10, todas descartadas: 9,9 em alegorias, 9,9 em mestre-sala e porta-bandeira, e 9,9 em enredo.

Detalhes sobre o desfile

A Vermelha e Branca de Niterói mostrou as serpentes que são objeto de culto na tradição africana. Em “Arroboboi, Dangbé”, o enredo pedia proteção à grande cobra mítica dos jejes. Para diversos sistemas de crenças, como o da nação jeje, o réptil tem poderes de regeneração, vida, transformação e recomeço.

A comissão de frente surpreendeu com uma enorme serpente, que surgia entre os bailarinos e serpenteava pelo chão da Sapucaí. O terceiro carro alegórico, representando proteção mística e lealdade, foi inteiramente construído com materiais reciclados do barracão.

A bateria do Mestre Ciça, evocando a Revolta dos Malês, incorporou o som dos atabaques em suas batidas. Erika Januza liderou os ritmistas pelo terceiro ano consecutivo.

A escola deu início ao seu desfile ainda na madrugada, com alegorias que brilhavam no escuro, enquanto a segunda metade da apresentação ocorreu com o nascer do sol.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES