Belchior: espetáculo homenageia o gênio da MPB e colhe emoção em Teresina

O musical transportou a plateia para a juventude do cantor, utilizando trechos de suas próprias entrevistas para criar uma narrativa cativante

Ravena Lages | Pablo Paleologo interpretando Belchior
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite deste sábado (02), o Centro de Convenções de Teresina (Teatro G3 Telecom) foi palco de um espetáculo emocionante e memorável: "Belchior: ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro". Sob a direção de Pedro Cadore, que também contribuiu para a dramaturgia junto à Cláudia Pinto, a peça prestou uma bela homenagem ao lendário compositor cearense Antônio Carlos Belchior e mobilizou um total de 470 teresinenses para prestigiar o show.

O musical transportou a plateia para a juventude do cantor, utilizando trechos de suas próprias entrevistas para criar uma narrativa cativante. Entre as representações de diferentes fases da vida de Belchior, o talentoso ator e cantor Pablo Paleologo incorporou o papel do icônico artista cearense, enquanto Bruno Suzano deu vida ao "Cidadão Comum", um personagem que frequentemente aparece nas letras de Belchior e, de certa forma, representa seu alter ego.

Leia Mais

"É uma emoção e responsabilidade muito grande. É uma figura da nossa música popular brasileira importante para muita gente, especialmente aqui no Nordeste", afirmou. "Então é uma responsabilidade muito grande de mexer com o imaginário e com as lembranças das pessoas e tentar fazer isso da melhor forma possível", continuou.

Pablo Paleologo interpretando Belchior | Foto: Ravena Lages

Pedro Cadore, o diretor do espetáculo, enfatizou: "Mais do que sua biografia, a peça pretende mostrar ao espectador a filosofia de um dos ícones mais misteriosos da Música Popular Brasileira. Queremos trazer uma sessão de nostalgia aos fãs e aos que não conhecem sua poesia inigualável".

O musical também contou com uma banda ao vivo composta por quatro músicos que elevaram a experiência a um patamar emocionante. Além da celebração da obra de Belchior, a produção teve como objetivo resgatar a relevância do cantor no contexto político brasileiro. Belchior acreditava no poder transformador da arte na vida das pessoas, e em um cenário cheio de incertezas sobre o futuro, sua voz e sua filosofia se tornam mais necessárias do que nunca.

Pablo cantou os sucessos de Belchior | Foto: Ravena Lages

Durante o espetáculo, o público foi levado a uma jornada emocional, com o show começando às 20h30 e a icônica música "Alucinação" abrindo a noite. Pablo se esforçou para capturar a voz e a essência de Belchior, mantendo os mesmos gestos e postura corporal do homenageado, ao longo do espetáculo, para simbolizar sua presença de palco.

Os espectadores foram cativados por histórias descontraídas e humoradas sobre o cantor, além de reflexões e pensamentos narrados por Bruno, isso sendo alternado entre interpretações emocionantes das músicas partindo de Pablo.

A mudança de figurino de Pablo, ao longo do espetáculo, foi fiel ao estilo de Belchior, e a plateia demonstrou seu entusiasmo com aplausos calorosos em diversos momentos do show. Efeitos sonoros e visuais também contribuíram para tornar o espetáculo ainda mais envolvente.

Um dos momentos mais emocionantes ocorreu durante a interpretação de "Como Nossos Pais", quando a plateia se juntou ao canto. O “Cidadão Comum” recitou um verso do poeta Carlos Drummond de Andrade, acentuando o impacto poético da performance.

Pablo e Pedro incorporando Belchior | Foto: Ravena LagesA emoção atingiu seu ápice quando lágrimas foram visíveis na plateia durante uma parte tocante do espetáculo. Pablo finalizou o show com o sucesso "Sujeito de Sorte", recebendo uma chuva intensa de aplausos como prova do apreço e admiração do público.

O espetáculo "Belchior: Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro" é mais do que uma homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira; é uma celebração da filosofia, da esperança e do poder transformador da arte, tudo isso incorporado nas letras e na vida de Antônio Carlos Belchior.

Pedro faz crítica durante a apresentação | Foto: Ravena Lages

Trajetória da equipe

A jornada do espetáculo começou em abril de 2019, no Teatro João Caetano (RJ), e desde então já encantou mais de 20 mil pessoas em teatros de renome em todo o Brasil, incluindo o Theatro José de Alencar e o Theatro Via Sul no Ceará, e o Teatro Rival Refit no Rio de Janeiro, entre outros.

O projeto contou com o apoio e satisfação da família do homenageado. Camila e Mikael Henman Belchior, filhos do cantor, disseram: "Nos emocionamos em ver uma produção sobre a obra do nosso pai tão alinhada com a proposta artística dele. O foco nas palavras de Belchior, tanto de músicas quanto de entrevistas, enaltece o compromisso do espetáculo com a sua filosofia. Desejamos vida longa ao musical e que ele alcance o Brasil inteiro".

Interação no final do show | Foto: Ravena Lages

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES