Caso Débora Vitória: TJ mantém liberdade de PM, mas suspende funções

Débora Vitória foi morta e sua mãe Dayane Gomes ficou ferida logo após uma tentativa de assalto, no bairro Ilhotas, em Teresina, em novembro de 2022

Menina Débora Vitória estava com a mãe quando foi atingida com disparo de arma de fogo, numa tentativa de assalto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou a suspensão das funções públicas do policial militar José da Cruz Bernardes Filho, acusado de disparar contra a menina Débora Vitória durante uma tentativa de assalto ocorrido em novembro do ano passado, no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. Conforme o documento, no qual o Meionorte.com teve acesso, o TJ-PI manteve a liberdade provisória de José da Cruz, mas observou que o militar deve seguir medidas cautelares. 

Entre as determinações da Justiça, o PM terá que entregar sua carteira funcional e sua arma de fogo ao seu comandante imediato da Polícia Militar do Piauí. O porte de arma de fogo também foi suspenso, de acordo com a decisão da justiça. O acusado também está proibido de chegar próximo a mãe de Débora Vitória, Dayane Gomes, e de eventuais testemunhas do processo, pela distância mínima de 300 metros. José da Cruz também deverá usar tornozeleira eletrônica por 90 dias e não deve ausentar-se da Comarca onde reside ou mudar de endereço sem autorização.

Relembre o caso

Débora Vitória foi morta e sua mãe Dayane Gomes ficou ferida logo após uma tentativa de assalto, na rua Jaicós, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.  Segundo a mãe da garota, ambas foram surpreendidas pela  abordagem feita por Clemilson da Conceição Rodrigues, ela de imediato entregou a motocicleta ao suspeito.

O tenente da Polícia Militar José da Cruz Bernardes Filho, que não estava trabalhando no momento, viu a ação e começou a troca de tiros, um dos disparos da arma de fogo atingiu a mãe da garota na coxa , e outro Débora Vitória. A menina chegou a ser socorrida mas  acabou não resistindo aos ferimentos.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso chegou a realizar uma reprodução simulada e concluiu que o tiro que matou a criança saiu da arma do Tenente da Polícia Militar do Piauí. “A microcomparação balística é categórica, não há o que se discutir que a partículas de chumbo encontradas no corpo da criança saíram da arma do PM. Mesmo havendo uma possibilidade de ocorrência na versão dele, isso é afastado pela microcomparação ", destaca a delegada Nathalia Figueiredo, em entrevista no mês de maio.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES