''Deus nos deu uma nova vida'', diz piloto de avião que caiu em Teresina

O advogado Arcedino Concesso, que estava pilotando a aeronave no momento da queda, se pronunciou pela primeira vez após o acidente

Advogado Arcedino Concesso, esposa e filhas estavam em avião que caiu na zona Norte de Teresina | Reprodução-Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado Arcedino Concesso, que pilotava o avião que caiu no campo de futebol do Bariri, se pronunciou pela primeira vez após o acidente que aconteceu na manhã desta segunda-feira (12). ''Deus nos deu uma nova vida hoje. Vamos precisar passar por procedimentos cirúrgicos'', afirmou. Ele, que é proprierário da aeronave, acrescentou que suas filhas Giovana e Nicole não tiveram nada grave e já receberam alta. 

O advogado Arcedino Concesso pilotava o avião que caiu na zona Norte de Teresina Foto: Reprodução-Redes Sociais 

Arcedino, sua esposa Juliana Plácido e a sogra Maria Graci Bento da Silva tiveram traumatismo na coluna lombar e vão precisar passar por cirurgia. Os três foram transferidos para hospital particular da capital após serem levados para o  Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O advogado Arcedino Concesso pilotava o avião que caiu na zona Norte de Teresina Foto: Reprodução-Redes Sociais

ENTENDA O CASO

Leia Mais

A aeronave, que seguia de Fortaleza para Araguaína, no Tocantins, teve que fazer um pouso em Teresina para abastecer. Conforme apurado com o Corpo de Bombeiros, o piloto abasteceu no aeroporto, e logo que subiu, apareceu um problema, ocasionado a queda do avião. Em um áudio que o Meionorte.com obteve com exclusividade, o piloto conversa com a torre de controle e solicita o retorno para o pouso, pois uma porta teria ficado aberta.

As equipes do Corpo de bombeiros Militar do Piauí foram acionadas por volta das 12h40, quando se dirigiram ao local e constataram que as vítimas estavam todas com vida e conscientes, mas com escoriações pelo corpo e dores lombares.

 Este é o segundo avião do tipo monomotor que caiu na capital piauiense em menos de 24hÀ Rede Meio Norte, o primo do piloto, que é médico, relatou que o avião, vinha de Fortaleza com destino ao município de Araguaína, no Tocantins, quando teve que fazer um pouso em Teresina para abastecimento de combustível.

'''A aeronave fez um pouso forçado em um terreno. O piloto referiu muita dor lombar por conta do impacto com o solo. Foi um milagre porque o local que ele fez o pouso de emergência fica dentro da cidade, não é um campo aberto, é um terreno que fica dentro da cidade, nas proximidades do aeroporto. Ele livrou casas, postes, fiações elétricas, com segurança”, explicou o socorrista do SAMU, Walkyson.   

Avião caiu no campo de futebol do Bariri, na zona Norte de Teresina Foto: Redes Sociais 

A aeronave pertence ao advogado Arcedino Concesso, que estava com a esposa Juliana Plácido (36 anos), duas filhas Giovana Plácido (16 anos), Nicole Plácido ( 04 anos) e sua sogra Maria Graci Bento da Silva (66 anos). Eles são naturais de Fortaleza (CE). 

"São cinco vítimas, nenhuma fatal. A criança tem entre 10 e 11 anos. Primeiramente, eu creio que o piloto abasteceu no aeroporto (de Teresina) e logo que subiu apareceu o problema. O vazamento foi controlado por um mecânico especializado, já foi cortado, e a equipe do aeroporto estava com espuma para fazer um resfriamento na aeronave", afirmou o Corpo de Bombeiros. 

Segundo relatos dos ocupantes da aeronave, um pouso foi feito ainda no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, para abastecimento. Após a decolagem, o monomotor apresentou problemas e perdeu altitude, o que resultou na necessidade de um pouso forçado.

As cinco vítimas foram encaminhadas pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A aeronave ficou sob custódia da CCR, empresa que administra o aeroporto de Teresina, para procedimentos técnicos.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que todos os passageiros foram prontamente atendidos. Foram enviadas ao local do acidente uma ambulância avançada, duas ambulâncias básicas e duas motolâncias. A assessoria do HUT informou que recebeu 3 vítimas do acidente, as quais estão estáveis, sem necessidade de intubação.

NOTA DO AEROPORTO DE TERESINA

O Aeroporto de Teresina informa que a aeronave de pequeno porte PT-RHJ pousou às 11h51, proveniente de Fortaleza (CE) com destino ao município de Araguaína (TO), para abastecimento de combustível. Após o procedimento, às 12h33, decolou. Todos os procedimentos no Aeroporto de Teresina foram seguidos de acordo com as normas de segurança previstas. Assim que a Torre de Controle foi informada da queda, a equipe do Aeroporto deu início ao plano emergencial padrão para este tipo de ocorrência e, no momento, está dando suporte ao trabalho dos órgãos envolvidos no resgate. 

Aeroporto de Teresina



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES