Empresas e projetos governamentais concorrem ao Prêmio Piauí de Inclusão

Nesta edição, foram selecionados 22 projetos de iniciativas públicas e privadas

Cerimônia do Prêmio Piauí de Inclusão Social será realizada na quinta-feira (22) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 18ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social está se aproximando, e nesta cerimônia, que será realizada na quinta-feira (22), serão homenageadas e premiadas iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade melhor. O evento acontece às 20h no Teatro G3 Telecom, localizado no Centro de Convenções de Teresina.

Nesta edição, foram selecionados 22 projetos de iniciativas públicas e privadas, distribuídos nas categorias Organização Não Governamental (7 projetos), Organização Governamental (6 projetos), Empresas (2 projetos), Associação (5 projetos) e Ação Individual (2 projetos). 

Confira os projetos finalistas nas categorias Empresas e Governamentale seus respectivos trabalhos:

Empresas

Academia Cisco

Na categoria Empresas, um dos projetos finalistas é a Academia Cisco do Piauí Conectado, uma parceria público-privada de conectividade do Governo do Estado do Piauí. A academia oferece cursos gratuitos na área da tecnologia, beneficiando mais de 8 mil pessoas desde 2019. O objetivo é promover a inclusão social por meio da inclusão digital, proporcionando conhecimentos que vão desde a introdução ao mundo digital até cursos avançados de programação.

Programa E+ Energia

Outro projeto finalista na categoria Empresas é o Programa E+ Energia, desenvolvido pela Equatorial Piauí. Esse programa busca contribuir para o desenvolvimento social ao promover a instalação de placas solares, troca de eletrodomésticos e lâmpadas ineficientes em instituições beneficentes do Piauí. O projeto busca reduzir o valor da conta de energia dessas instituições, permitindo que esses recursos sejam direcionados para outras despesas, proporcionando mais conforto e oportunidades para os assistidos.

Governamental

Banda Escola Maria Yêda Caddah

Na categoria Governamental, um dos projetos finalistas é a Banda Escola Maria Yêda Caddah, um projeto musical executado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Essa banda utiliza a música como uma ferramenta de resgate e ressignificação da vida de 40 estudantes. Com uma formação básica de sopros, percussões e instrumentos elétricos, o grupo une o tradicionalismo erudito ao inovador, com arranjos de músicas modernas.

Centro de Valorização da População em Situação de Rua

O Centro de Valorização da População em Situação de Rua, inaugurado em 2021, tem como objetivo reunir em um único espaço os serviços oferecidos à população em situação de rua. A entidade oferece abrigo, alimentação, assistência médica e psicológica, encaminhamento para programas de capacitação profissional e busca ativa para reintegração familiar.

Mente Cidadã

O projeto "Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade e Saúde Mental", promovido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, tem como objetivo principal oferecer uma orientação jurídica mais abrangente sobre os direitos das pessoas com transtorno mental, ao mesmo tempo em que busca sensibilizar a Defensoria Pública para o seu papel na promoção de ações de transformação social. Proposto pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, ele busca ir além da orientação jurídica, estabelecendo parcerias com outros órgãos do estado e do município para fornecer serviços que garantam a cidadania das pessoas com transtorno mental.

Agrofloresta

No contexto de ressocialização dos internos da Penitenciária Regional Irmão Guido em Teresina, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) implementou o projeto Agrofloresta, que promove a produção de alimentos orgânicos e saudáveis e utiliza insumos sustentáveis para a preparação do solo.

A ação envolve internos voluntários, que recebem aulas teóricas e práticas sobre técnicas de agricultura e jardinagem, tanto dentro quanto fora do estabelecimento penitenciário. Dentro da prisão, eles têm acesso a uma sala de aula equipada, onde aprendem sobre a produção de alimentos orgânicos. Além disso, fora dos muros da prisão, eles trabalham em uma área revitalizada de dois mil e quatrocentos metros quadrados, antes destinada ao acúmulo de lixo e esgoto.

Casa de Passagem

Os indígenas da etnia Warao, que migraram para o Brasil, enfrentam carências na assistência social. No entanto, iniciativas como a Casa de Passagem de Teresina, localizada no antigo prédio da Unidade Escolar Anita Gayoso, no bairro Memorare, zona Norte de Teresina, estão fazendo a diferença em suas vidas. Atualmente, a Casa de Passagem abriga 25 refugiados e migrantes indígenas da Venezuela e é parte do Programa de Atendimento ao Migrante, pertencente à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

A iniciativa, idealizada pela superintendente da Sasc, Janaína Mapurunga, recebe recursos financeiros tanto da prefeitura de Teresina quanto do governo do Piauí. O projeto oferece hospedagem temporária de até 19 meses para as famílias indígenas, com o objetivo de fornecer assistência social e acolhimento adequado.

Passe Livre Enem

O "Passe Livre Enem" é um dos benefícios oferecidos pela  Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para garantir que os alunos possam prestar o vestibular e ingressar no ensino superior. O item permite que os estudantes da rede pública estadual tenham acesso a passagens gratuitas para se deslocarem até o local de aplicação das provas do Enem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES