Prêmio Piauí de Inclusão Social: 7 projetos concorrem na categoria ONG

A premiação ocorrerá às 20h no Teatro G3 Telecom, do Centro de Convenções de Teresina.

Prêmio Piauí de Inclusão Social: 7 projetos concorrem na categoria ONG | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima quinta-feira (22), acontece a cerimônia da 18ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. O evento, promovido pelo Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), em parceria com o Governo do estado, busca reconhecer e premiar iniciativas que trabalham na construção de uma sociedade mais igualitária, justa e acolhedora. A premiação será realizada às 20h no Teatro G3 Telecom, localizado no Centro de Convenções de Teresina. 

Conforme a organização da premiação, 22 projetos de iniciativas públicas e privadas participam nas categorias Organização Não Governamental (7 projetos), Organização Governamental (6 projetos), Empresas (2 projetos), Associação (5 projetos) e Ação Individual (2 projetos).

As ONGs, também conhecidas como terceiro setor, atuam em várias áreas e desempenham um papel fundamental na preservação da dignidade dos cidadãos. Essas instituições têm como funções oferecer assistência direta às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, lutar por mudanças na legislação, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, fornecer informações transparentes à sociedade e promover conhecimento e respeito entre a população.

Conheça as 7 instituições finalistas na categoria Organização Não Governamental (ONG) e seus respectivos trabalhos:

Fundação Viver com Dignidade

A Fundação Viver com Dignidade realiza um amplo trabalho de atendimento a diversos segmentos da sociedade. Um de seus braços de atuação é o Grupo de Idosos Santa Luzia, que se reúne no Centro Paroquial da Igreja de Santa Luzia, no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. O grupo promove encontros para conversas, troca de experiências e atividades físicas. Segundo Maricildes da Silva, presidenta da instituição, o objetivo principal é fortalecer os vínculos entre idosos, comunidade e família.

Projeto Hospital São Carlos Borromeo

Leia Mais

O Hospital São Carlos Borromeo é o único de médio porte na região da Grande Pedra Mole. O acolhimento oferecido pelos profissionais de saúde provam que o amor também pode ser um caminho para a cura. Além do tratamento médico, o hospital oferece um atendimento humanizado, que busca não apenas cuidar da pessoa doente, mas também envolver a família e a comunidade no processo de recuperação.

Rotary Club de Teresina Morada do Sol

O Rotary Club de Teresina Morada do Sol, em parceria com a Congregação das Servas de Maria Rainha dos Corações da Grande Santa Maria da Codipi, desenvolve o projeto Fábrica de Sandálias Solpé. A iniciativa foi criada para empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco nas jovens mulheres. A fábrica foi criada a partir do trabalho voluntário realizado pelo Rotary Club, visando a formação, qualificação e inclusão social dessas pessoas, proporcionando geração de renda e independência financeira.

Instituto Rizo Movement

Localizado no bairro Gurupi, na zona Sudeste de Teresina, o Instituto Rizo Movement é uma entidade filantrópica que está transforma vidas por meio da construção de oportunidades inclusivas e terapêuticas para pessoas com paralisia cerebral. O projeto foi fundado pela médica Clara Linda Alencar, que, há quase oito anos, decidiu formar um grupo de apoio às mães de crianças com paralisia. Após identificar as dificuldades de acesso ao tratamento adequado, a médica propôs a criação de um núcleo para disseminar informações sobre a paralisia e facilitar o acesso aos procedimentos que auxiliam no desenvolvimento dos pacientes.

Escola Espírita Professora Anália Franco

A Escola Espírita Professora Anália Franco é dedicada à promoção de valores humanos e à transformação da vida de crianças em situação de vulnerabilidade social na comunidade Estaca Zero/Lagoinha, localizada na zona rural de Teresina. Ao longo de seus 25 anos de existência, a instituição se empenha em fornecer educação de qualidade para alunos de 3 a 5 anos de idade. O empresário Raimundo Nonato da Silva, com recursos próprios, fundou a instituição como uma ferramenta de transformação social em uma área esquecida da capital piauiense, buscando amenizar a pobreza e investir no futuro das crianças por meio da educação.

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA)

Atuando há mais 30 anos, a APADA realiza um trabalho social abrangente que vai desde o atendimento médico até o apoio educacional. A associação conta com o auxílio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, e do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O compromisso da entidade é proporcionar suporte e inclusão para deficientes auditivos, contribuindo para sua saúde e educação.

Hardware for Good - COMRADIO

O Hardware for Good, coordenado no Piauí pela ONG Comradio do Brasil, por meio do projeto Mulheres de Visão, com o apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos, tem fornecido smartphones acessíveis e com acesso à internet para pessoas com deficiência visual. A ação busca promover a inclusão social e digital às pessoas com deficiência visual por meio de ferramentas que ampliam suas possibilidades de comunicação e acesso à informação.

Jurados 

O evento será apresentado pela jornalista e apresentadora Maia Veloso e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, assim como representantes das entidades envolvidas. A transmissão será realizada pela TV Meio Norte.

As instituições que atuam como juradas no Prêmio Piauí de Inclusão Social são a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES