Unimed Teresina usa tecnologia inédita no Brasil para desobstruir artérias

O dispositivo é um cateter balão que libera ondas ultrassônicas de pressão para quebrar placas calcificadas nas paredes das artérias

Primeira angioplastia em ponte de safena com Shockwave do Brasil é realizada no Hospital da Unimed Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Unimed Primavera foi pioneiro mais uma vez. O hospital de alta complexidade da Unimed Teresina realizou, na última terça-feira (30/05), a primeira angioplastia de ponte de safena com uso de Shockwave do Brasil.

O dispositivo é um cateter balão que libera ondas ultrassônicas de pressão que quebram placas calcificadas nas paredes das artérias e abrem o ponto de obstrução. “Esse dispositivo nos permite tratar adequadamente lesões muito calcificadas que ainda são um desafio para o tratamento com Stent. Esse foi o primeiro caso no Brasil que foi realizado angioplastia em ponte de safena”, explica o cardiologista Igor Campos (CRM – PI 6922), responsável pela cirurgia.

Primeira angioplastia em ponte de safena com Shockwave do Brasil é realizada no Hospital da Unimed Teresina (Foto: Divulgação)

O procedimento foi feito em um paciente de 87 anos com histórico de cirurgia de revascularização e duas pontes. “Após 37 anos de cirurgia a ponte ainda tá aberta. Recentemente ele teve um infarto e foi submetido a um cateterismo onde encontramos uma obstrução em 90% da artéria, uma lesão extremamente calcificada. Tentamos a angioplastia, mas os balões não conseguiam quebrar essa placa calcificada e abrir o ponto de obstrução. Por isso, fizemos a solicitação do dispositivo Shockwave, que é um cateter balão que libera ondas ultrassônicas de pressão responsáveis por quebrar o cálcio”, detalha o médico.

Leia Mais

O Shockwave é um dispositivo relativamente novo no Brasil, com autorização de uso desde o ano passado. “Ele permite tratar adequadamente lesões muito calcificadas que ainda são um desafio para o tratamento com Stent. Um equipamento extremamente moderno que está iniciando seu uso no país. Temos a oportunidade de utilizar no hospital da Unimed em paralelo com os grandes centros”.

O médico acrescenta que realizar o procedimento comprova: “que mesmo em cenários muito desafiadores, complexos e de lesões muito graves a cardiologia intervencionista do Piauí e do HUP está preparada para lidar com esse tipo de cenário e tratar adequadamente os pacientes”, finaliza.

A equipe responsável pela angioplastia de ponte de safena com uso de Shockwave foi: Dr. Igor Campos (CRM – PI 6922) - cardiologista intervencionista; Dr. Breno Bezerra (CRM-PI 4584) - cardiologista intervencionista; Dr. Abílio Serzedo (CRM-PI 1871) - anestesista; Raimundo Ferreira - instrumentador cirúrgico; Hildefonso de Paula - Coordenador do setor de hemodinâmica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES