PF rastreia mandantes e financiadores do assassinato de Marielle; veja nomes!

'Orelha', 'Gato do Mato', 'Mauricinho' e Denis Lessa estão entre os envolvidos investigados

Mandantes do crime | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) desencadeou a Operação Élpis, avançando em suas investigações para desvendar os mandantes e possíveis financiadores do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018. Na última segunda-feira (24), os agentes se dirigiram ao Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, para prender o ex-bombeiro Maxwell Simões Correa, suspeito de envolvimento no crime. Além disso, a PF também bateu à porta de outros seis alvos em busca de provas para enriquecer essa nova fase das investigações.

Os indivíduos que foram alvo das buscas autorizadas pela Justiça são: Edílson Barbosa dos Santos, conhecido como 'Orelha'; Denis Lessa, irmão do ex-PM Ronnie Lessa, apontado pelo Ministério Público (MP) estadual como executor dos disparos que vitimaram Marielle e Anderson; João Paulo Viana dos Santos Soares, também conhecido como 'Gato Do Mato'; Alessandra da Silva Farizote; Maurício da Conceição dos Santos Júnior, apelidado de 'Mauricinho'; e Jomar Duarte Bittencourt Júnior, chamado de 'Jomarzinho'.

Segundo os investigadores, todos esses indivíduos teriam prestado auxílio material ou estavam próximos aos executores do crime na época dos fatos. A PF considera essencial inspecionar os endereços desses alvos para compreender o grau de envolvimento deles no crime e identificar possíveis conexões com o núcleo do grupo criminoso.

Delação premiada

A suspeita de possíveis mandantes e financiadores do assassinato ganhou força com o depoimento do ex-PM Élcio Queiroz, que fez um acordo de delação premiada. Segundo Queiroz, Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra Marielle e seu motorista, teria desfrutado de uma série de luxos após o crime, como aquisição de lancha, carro de luxo e planos para construir uma casa em Angra.

Durante as investigações, a PF encontrou o alvo conhecido como 'Orelha', apontado como responsável por danificar o veículo Cobalt utilizado por Ronnie Lessa e Élcio Queiroz na emboscada que resultou na morte de Marielle e Anderson. A polícia acredita que a busca em sua residência pode levar à descoberta de peças do veículo, uma vez que Élcio Queiroz afirmou que o carro foi destruído por ordem de Ronnie Lessa.

Além disso, os investigadores buscaram acessar dados dos celulares e computadores dos alvos, especialmente no caso de Denis Lessa, com o objetivo de encontrar a arma do crime, possíveis fragmentos de projéteis ou qualquer outro instrumento utilizado no assassinato de Marielle e Anderson.

Outros alvos das buscas, João Paulo e Alessandra, foram destacados pela PF devido à proximidade que mantinham com Ronnie Lessa, e a polícia suspeita que a arma do crime ou seus fragmentos possam estar em posse deles. Maurício e Jomar também tiveram papel relevante no vazamento de informações sobre uma operação que visava Ronnie, o que frustrou a aplicação da lei penal na ocasião.

As autoridades seguem firme em suas diligências para esclarecer os responsáveis pela morte de Marielle e Anderson, e as descobertas obtidas a partir do depoimento do delator têm sido fundamentais para impulsionar as investigações nessa nova etapa.

Saiba mais em: Meionorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES