Tribunal autoriza extradição do empresário Thiago Brennand para o Brasil

Uma equipe composta por um delegado, dois agentes da Polícia Federal e um escrivão da Interpol, treinado em jiu-jítsu, será responsável por transportar Thiago Brennand

Thiago se apresenta em fotos com a faixa preta | Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (26), a Embaixada brasileira em Abu Dhabi recebeu um comunicado do governo dos Emirados Árabes Unidos autorizando a extradição de Thiago Brennand, empresário e herdeiro acusado de estupro, agressão, cárcere privado e ameaça. O acusado, que se encontrava preso no país árabe, deverá ser extraditado nos próximos dias.

De acordo com informações divulgadas pela TV Globo, a embaixada está encaminhando o documento oficial para o Itamaraty, que notificará a Polícia Federal para que a prisão preventiva de Brennand seja cumprida no Brasil. Ao chegar em solo brasileiro, ele será conduzido a um Centro de Detenção Provisória em São Paulo.

Uma equipe composta por um delegado, dois agentes da Polícia Federal e um escrivão da Interpol, treinado em jiu-jítsu, será responsável por transportar Thiago Brennand dos Emirados Árabes para o Brasil, devido ao histórico de violência do acusado.

Nas redes sociais, Thiago se apresenta em fotos com a faixa preta e divulga um suposto diploma de professor de jiu-jítsu obtido no Rio de Janeiro em dezembro de 2019.

Brennand é acusado de estupro, agressão, cárcere privado e ameaça. Durante sua prisão, o acusado resistiu, afirmando que era inocente e estava sendo injustiçado. A polícia dos Emirados Árabes agiu rapidamente devido à suspeita de que Brennand tentaria fugir para a Rússia, onde o empresário tem amigos e já havia residido antes da pandemia. A inteligência policial desconfiou dessa possibilidade e agiu prontamente.

Leia Mais

Conheça os próximos passos para a extradição de Brennand, segundo fontes da Polícia Federal e um delegado-chefe da Interpol:

Brennand já está preso nos Emirados Árabes? Sim, atualmente ele se encontra detido.

Qual autoridade é responsável pelo processo de extradição? A Polícia Federal, através da Diretoria Internacional, será encarregada de buscar Brennand no exterior. Uma equipe de quatro agentes será enviada aos Emirados Árabes devido ao histórico de violência do empresário, em vez dos dois normalmente designados para este fim.

O que é necessário para que ele seja extraditado? Brennand deve estar sob custódia das autoridades locais nos Emirados Árabes antes de ser entregue à Polícia Federal para que a extradição possa ser efetivada. A Interpol já emitiu a Difusão Vermelha necessária para a ação.

Quando será a extradição de Brennand? Com sua prisão já efetuada, o processo costuma ser rápido, geralmente ocorrendo em poucos dias.

Quem está responsável pela negociação do processo de extradição? A Polícia Federal está negociando diretamente com o Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos. Trata-se de uma atividade bilateral entre o Brasil e o país asiático.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, afirmou que Brennand será levado a um Centro de Detenção Provisória após sua chegada ao Brasil, e que a Polícia Civil será encarregada de investigar o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES