50 países se unem contra veto dos EUA ao Brasil sobre a guerra Israel-Hamas

A resolução brasileira, apresentada na última reunião da ONU, visa solucionar o conflito bélico no Oriente Médio

Joe Biden (Democratas) e Lula (PT) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma ação raramente vista na diplomacia internacional, mais de 50 países se uniram para solicitar a convocação de uma reunião de emergência da Assembleia-Geral da ONU. O objetivo é mobilizar apoio político para a proteção do povo palestino em meio aos ataques de Israel em Gaza.

Essa decisão ocorreu após o governo dos Estados Unidos vetar um projeto apresentado pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU. O projeto buscava uma "pausa humanitária" e o fim da evacuação de civis do norte de Gaza. O governo brasileiro foi previamente informado pela presidência de Joe Biden (Democratas) de que não desejava a participação do Conselho da ONU nas questões envolvendo Israel, após os atos terroristas do Hamas em 7 de outubro.

Leia Mais

O veto americano foi justificado pela Casa Branca devido à insistência na necessidade de Israel manter seu direito à autodefesa, um aspecto não abordado pela resolução de caráter humanitário.

Entretanto, esse veto tem custado politicamente aos EUA. O governo russo indicou, na quarta-feira, a intenção de contornar o veto americano e cogitava convocar a Assembleia-Geral da ONU. Agora, a iniciativa recebeu apoio de mais de 50 países, incluindo Argélia, Indonésia, Arábia Saudita, Marrocos, Turquia, Moçambique, Nigéria, Camarões e Paquistão.

Diferentemente do Conselho de Segurança, onde a aprovação de uma condenação requer a ausência de veto de todos os cinco membros permanentes, na Assembleia-Geral, uma resolução precisa apenas da maioria dos 192 votos.

Na carta enviada pelos governos desses países para a presidência da Assembleia Geral, o Grupo Árabe e o Grupo da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) nas Nações Unidas solicitam a retomada da décima sessão especial de emergência da Assembleia Geral. Isso ocorre após o veto lançado em 18 de outubro de 2023 por um Membro Permanente do Conselho de Segurança sobre um projeto de resolução que aborda a grave situação do Território Palestino Ocupado, incluindo Jerusalém Oriental.

A carta destaca a gravidade da situação devido à agressão militar de Israel contra a população civil palestina na Faixa de Gaza. Ela enfatiza a urgência de a Assembleia-Geral tratar dessa crise, dada a destruição, o número significativo de vítimas civis e as condições humanitárias catastróficas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES