Bárbara do Firmino consegue aprovação de projeto de cuidados paliativos

Bárbara do Firmino propôs e obteve aprovação, na Alepi, do Projeto de Lei que estabelece a implementação de cuidados paliativos para atender essa parcela da população que necessita desse tipo de serviço

Avalie a matéria:
Bárbara do Firmino falou detalhes sobre seu Projeto de Lei | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados obtidos pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014, cerca de 40% da população adulta do Brasil, o que equivale a aproximadamente 57,4 milhões de pessoas, possui doenças crônicas não transmissíveis que representam uma ameaça à vida. Dentre esse total, 34,4 milhões são mulheres (44,5%) e 23 milhões são homens (33,4%). 

Os dados revelam também que mais de 72% das causas de morte no país estão relacionadas a essas doenças crônicas não transmissíveis. Na região Nordeste, a prevalência é de 36,3%, o que representa cerca de 14 milhões de nordestinos com doenças crônicas não transmissíveis.

Diante desses índices apresentados pela PNS, a deputada estadual Bárbara do Firmino propôs e obteve aprovação, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), do Projeto de Lei (PL) que estabelece a implementação de cuidados paliativos para atender essa parcela da população que necessita desse tipo de serviço. A deputada afirmou: "Entendemos que todo cidadão tem direito ao tratamento e à assistência para ter uma morte digna, por isso criamos o projeto para garantir uma assistência multidisciplinar para o paciente e para que seus familiares tenham qualidade de vida".

De acordo com essa Lei, são considerados cuidados paliativos o conjunto de abordagens multidisciplinares destinadas a prevenir e aliviar a dor e outros sintomas físicos, sociais, emocionais e espirituais resultantes de doenças que ameacem a vida dos pacientes diagnosticados. 

Leia Mais

Bárbara explicou que os cuidados paliativos são um conjunto de abordagens que promovem a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças ameaçadoras à continuidade da vida, por meio de prevenção e alívio do sofrimento. Ela enfatizou que esses cuidados são destinados a pacientes de todas as faixas etárias com doenças que ameacem a continuidade da vida, com foco nos sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

O planejamento e a execução do programa estabelecido por esta Lei serão de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). O PL também permite a celebração de convênios e parcerias com outras secretarias estaduais, associações de classe e serviços privados para oferecer os serviços de assistência e apoio aos pacientes e seus familiares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES