Câmara aprova projeto que cria a tarifa social de água e esgoto

O valor da tarifa social será o menor entre 50% da tarifa da primeira faixa de consumo e 7,5% do valor base do programa Bolsa Família

Deputado Pedro Campos (PSB-PE) - relator do projeto | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece a criação da tarifa social de água e esgoto no Brasil. A medida beneficiará usuários com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou cujas famílias possuam pessoas com deficiência e/ou idosos de baixa renda com 65 anos ou mais. Originada no Senado, a proposta será submetida a nova votação na casa, devido a modificações feitas pelos deputados.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Pedro Campos (PSB-PE), ao Projeto de Lei 9543/18. Segundo o projeto, as empresas de saneamento deverão incluir automaticamente os beneficiários com base nos dados já disponíveis, sem a necessidade de comunicação prévia ao usuário.

A renda per capita será calculada excluindo os valores recebidos a título de Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou do Bolsa Família. Os beneficiários que deixarem de atender aos critérios ainda terão direito à tarifa social por três meses, com as faturas referentes a esse período indicando a iminente perda do benefício.

Leia Mais

Aplicação da tarifa

O valor da tarifa social será o menor entre 50% da tarifa da primeira faixa de consumo e 7,5% do valor base do programa Bolsa Família (R$ 600). A tarifa diferenciada será aplicada aos primeiros 15 m³ por residência habilitada ao benefício, sendo o excedente cobrado com os valores da tarifa regular.

O projeto, que entrará em vigor 180 dias após a publicação, também estabelece que o beneficiário que ainda não tiver ligação de água e esgoto terá direito a ela de forma gratuita, assegurando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos das empresas de abastecimento.

Além da tarifa social, o projeto cria a Conta de Universalização do Acesso à Água, de âmbito nacional e gerida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa conta visa promover a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, financiando investimentos em áreas vulneráveis e compensando descontos nas tarifas.

A tarifa social será financiada, prioritariamente, por meio de subsídio cruzado, aumentando-se o valor cobrado de todas as classes de consumidores finais atendidas pela empresa de abastecimento, proporcionalmente ao consumo individual.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES