Camilo Santana marca data para lançar programa de bolsas para estudantes

O ministro afirmou o programa se trata de uma 'bolsa paupança' para a comunidade estudantil e pretende ser lançado em outubro

Lula e Camilo Santana | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (26), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo federal pretende lançar um programa de bolsas destinado aos estudantes do ensino médio no próximo mês de outubro. Durante o Congresso da Jeduca, ocorrido na semana passada, o ministro havia mencionado que aguardava o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava em missão nos Estados Unidos, para apresentar o projeto de lei (PL) relacionado ao auxílio permanência.

Camilo Santana explicou que, até o momento, não há definições quanto ao nome do programa nem sobre os valores que serão disponibilizados. Ele destacou que a iniciativa se tratará de uma "bolsa poupança", na qual uma parte do valor será concedida mensalmente ao aluno, enquanto a outra parte será acumulada em uma poupança, podendo ser sacada ao término do ensino médio.

Leia Mais

O ministro ressaltou que haverá critérios para o recebimento dos recursos, incluindo aprovação escolar e frequência nas aulas. A ideia de fornecer bolsas aos estudantes do ensino médio, visando reduzir a evasão escolar, surgiu durante a campanha presidencial de Simone Tebet (MDB) em 2022, que atualmente ocupa o cargo de ministra de Planejamento e Orçamento.

Questão climática

Além disso, durante sua participação no programa "Conversa com o Presidente" transmitido pelo Canal Gov, o ministro Camilo Santana discutiu a importância de incorporar as questões climáticas nos currículos escolares. O presidente Lula também enfatizou a relevância desse tema, destacando eventos climáticos extremos em diversas regiões do Brasil.

Santana mencionou que tem discutido com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, sobre a implementação de um modelo pedagógico e o formato do debate sobre meio ambiente nos currículos das escolas, citando o exemplo do estado do Pará, que já introduziu uma disciplina específica sobre o meio ambiente no ensino médio.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES