Piauí adere a três programas de investimento do MEC com foco na educação básica

Um dos programas dará continuidade a 170 construções paralisadas ou inacabadas em 100 municípios do estado

Camilo Santana em reunião com Rafael Fonteles | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Educação, Camilo Santana, está cumprindo agenda no Piauí nesta segunda-feira (11). A solenidade de adesão do estado a três programas do Ministério da Educação (MEC) está sendo realizada no Centro de Convenções de Teresina, às 14h30.

Os programas que o Piauí está seguindo são o "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", o "Programa Escola em Tempo Integral" e o "Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica". Este último tem como objetivo dar continuidade a 170 construções paralisadas ou inacabadas em 100 municípios do estado.

Leia Mais

Ministro Camilo Santana | Foto: Reprodução/TwitterDurante o evento, Santana destacou o compromisso do governador Rafael Fonteles (PT) em investir na melhoria da qualidade da educação das crianças e jovens do Piauí, com ênfase no ensino em tempo integral. O programa lançado pelo MEC, em parceria com o governo federal, visa ampliar a participação dos jovens no ensino médio em tempo integral.

Rafael Fonteles elogiou a contribuição de Santana, ex-governador do Ceará pelo PT, para o fortalecimento da qualidade da educação e destacou sua experiência que beneficia todo o país.

Além do governador, o evento contou com a presença de secretários estaduais, prefeitos, secretários municipais de Educação, estudantes e professores.

Governador Rafael Fonteles | Foto: ReproduçãoObras a serem destravadas

Com a conclusão das 170 obras inacabadas ou paralisadas, o Piauí ganhará 41 unidades de educação infantil, incluindo creches e pré-escolas, quatro obras de ampliação, 52 escolas de ensino fundamental e 73 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.

Uma das metas anunciadas por Fonteles é que até 2025 todas as 452 escolas da rede pública estadual que oferecem ensino médio tenham o horário ampliado, funcionando em tempo integral e oferecendo ensino profissional e técnico. Atualmente, o estado conta com pouco mais de 100 escolas nesse formato, e o objetivo é chegar a 200 até o final deste ano.

Programas do MEC: conheça os três programas adotados pelo Piauí

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Este programa tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, promovendo a qualidade do ensino nas séries iniciais do ensino fundamental.

Programa Escola em Tempo Integral: Visa ampliar o ensino em tempo integral nas escolas públicas, proporcionando uma educação mais abrangente e de alta qualidade, que inclui ensino profissionalizante e técnico.

Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinado à Educação Básica: Tem como objetivo retomar e concluir obras de infraestrutura educacional, garantindo melhores condições para a educação básica em todo o país, incluindo o Piauí.

Os programas devem impulsionar o ensino piauiense | Foto: ReproduçãoSaiba mais sobre cada programa:

Governo federal anuncia iniciativas para revitalizar a educação básica

Em uma demonstração de compromisso com a melhoria da educação básica no Brasil, o MEC lançou recentemente três programas que visam fortalecer a estrutura educacional do país. O Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica é uma iniciativa que busca acelerar a conclusão de obras paradas em escolas, visando fornecer espaços adequados e seguros para o aprendizado dos estudantes. Este programa surge como resposta aos desafios enfrentados por muitas escolas que sofrem com infraestrutura precária.

Alfabetização de crianças no foco: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Outra medida de destaque é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até os 7 anos de idade. Esse programa aborda uma preocupação central no processo educacional e busca implementar estratégias para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nos primeiros anos escolares. A alfabetização é uma base fundamental para o sucesso acadêmico futuro dos alunos.

Jornada ampliada de aprendizado: Programa Escola em Tempo Integral

O terceiro programa, denominado Programa Escola em Tempo Integral, concentra-se em proporcionar uma jornada ampliada de aprendizagem para os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais enriquecedor. A iniciativa visa não apenas ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola, mas também oferecer atividades extracurriculares que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Essa abordagem busca equilibrar o desenvolvimento cognitivo com outras dimensões importantes, como a social e a emocional.

Promessa de transformação na educação brasileira

O anúncio desses programas pelo MEC representa uma promessa de transformação na educação brasileira. A retomada das obras nas escolas, o foco na alfabetização precoce e a expansão das oportunidades de aprendizado em tempo integral demonstram o compromisso do governo em elevar a qualidade da educação básica no país. No entanto, o sucesso dessas iniciativas dependerá não apenas de recursos financeiros, mas também de uma implementação eficaz e de um acompanhamento rigoroso para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES