Centrão articula 'superbancada' para aumentar influência e pegar liderança do Senado

Caso o acordo seja concretizado, o grupo terá as maiores bancadas tanto na Câmara quanto no Senado, alterando a correlação de forças no Legislativo

Arthur Lira e Ciro Nogueira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Partidos do Centrão estão em movimento para consolidar ainda mais sua influência em 2024, buscando formar uma superfederação. As tratativas envolvem PP, Republicanos e União Brasil, somando juntas 151 deputados e 17 senadores. Caso o acordo seja concretizado, o grupo terá as maiores bancadas tanto na Câmara quanto no Senado, alterando a correlação de forças no Legislativo.

Apesar do Centrão, como bloco parlamentar, ser há anos uma força dominante no Congresso, os partidos individualmente não possuem as maiores bancadas. Atualmente, União Brasil é o terceiro na Câmara, com 59 deputados; PP é o quarto, com 50; e o Republicanos, o sétimo, com 42. PL e PT lideram com 95 e 68 representantes, respectivamente.

Ter a maior bancada é estratégico para obter preferência na escolha de comissões. O maior partido ou federação tem prioridade na seleção. Além disso, a união dessas legendas pode aumentar as chances de eleger os sucessores de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado.

As negociações para a formação da superfederação devem avançar a partir de março, durante a troca de comando no União Brasil. O atual vice, Antonio Rueda, é o nome para suceder Luciano Bivar na presidência nacional do partido. Bivar é visto como um possível entrave, mas Rueda expressa apoio à união das legendas.

Disputas regionais entre os partidos também precisarão ser solucionadas, especialmente em estados como Pernambuco e Paraíba. Contudo, dirigentes envolvidos nas tratativas acreditam que, com consenso entre Rueda, Ciro Nogueira (PP) e Marcos Pereira (Republicanos), o acordo pode se concretizar.

A federação, segundo a vontade do próximo presidente do União Brasil, seria implementada a tempo das eleições municipais de 2024. No entanto, membros da cúpula do partido pedem cautela, considerando a análise do cenário político após a troca de direção.

Otimismo de Ciro Nogueira

Ciro Nogueira, liderando as negociações pelo PP, demonstra otimismo quanto à formação da superfederação: "Tem grande chance [de a federação ser formada]. Deve acontecer."

Em 2022, as federações substituíram as coligações, sendo uma resposta à cláusula de barreira. A união entre União Brasil, PP e Republicanos visa fortalecer o poder de negociação no governo e no Congresso. As três legendas, juntas, já indicaram o comando de cinco ministérios de Lula, mantendo-se, ao mesmo tempo, independentes em algumas votações e abrigando membros vinculados a Jair Bolsonaro (PL).

Posições de cada partido

  1. PP: Ciro Nogueira é otimista sobre a formação da federação.
  2. União Brasil: Antonio Rueda, sucessor de Luciano Bivar, apoia a união.
  3. Republicanos: O partido tem participado de reuniões, mas evita comentar publicamente sobre a composição.

Prós e entraves

  1. A união fortalecerá o poder de negociação;
  2. A maior bancada teria preferência na divisão de comissões;
  3. União Brasil e Republicanos têm nomes cotados para a sucessão de Lira na presidência da Câmara, demandando acordo;
  4. Conflitos regionais precisarão ser resolvidos antes das eleições municipais em 2024.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES