Centrão retoma pressão por orçamento secreto em troca de apoio político

A realocação dos recursos ocorreu no ano passado, após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar as emendas de relator

Orçamento secreto para garantir apoio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ritmo de liberação de recursos pelo governo federal tem suscitado inquietação entre parlamentares do Centrão, uma vez que cerca de um terço dos R$ 8,7 bilhões remanejados para o caixa de ministérios ainda não foi empenhado. A fase de empenho, que antecede a execução orçamentária, reserva o dinheiro para gastos futuros. A realocação dos recursos ocorreu no ano passado, após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar as emendas de relator, base do orçamento secreto, mecanismo que permitia a parlamentares indicar verbas sem identificação.

Após a decisão do STF, o governo concordou em destinar metade dos valores para sete ministérios, com a promessa de que parlamentares poderiam continuar indicando recursos. Contudo, a liberação dessas verbas tem gerado tensão entre o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e o Palácio do Planalto. Dados da execução orçamentária indicam que 29,4% dos valores ainda não têm destinação definida, totalizando R$ 2,5 bilhões sem indicação.

A Secretaria de Relações Institucionais (SRI), responsável pela interação entre o Planalto e o Congresso, antecipa uma intensa pressão de parlamentares nas semanas que antecedem o fim do ano. Caso os empenhos não ocorram, os recursos são perdidos, o que pode gerar uma crise no relacionamento. O modelo, de difícil administração, concede oficialmente aos ministérios o controle sobre os recursos, mas a decisão sobre o destino está concentrada nas mãos de líderes da Câmara e do Senado.

Os parlamentares, geralmente, preferem abordar inicialmente o gabinete do ministro da SRI, Alexandre Padilha, ou auxiliares da pasta, ao invés de procurar diretamente os ministros responsáveis pelos empenhos. Um membro da SRI minimiza a demora, atribuindo parte dela a mudanças de programação e aprovação de leis que remanejaram as verbas. Contudo, ele assegura que os compromissos serão cumpridos até o final do ano.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES