Centrão traça plano para criar nova emenda impositiva e gera preocupação no PT

A nova emenda substituiria o extinto orçamento secreto e daria mais controle ao Centrão controlar a LDO de 2024

Artimanha do Centrão | Reprodução/Folha de SP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A movimentação do Centrão em busca de maior controle do Congresso sobre o Orçamento, por meio da criação de novos tipos de emendas parlamentares impositivas, tem gerado divergências internas no grupo. Até o momento, não foi alcançado um consenso sobre a abordagem mais adequada, colocando o governo em oposição à iniciativa. Essa disputa ocorre num momento delicado, em que o governo busca viabilizar a reforma tributária e a agenda fiscal no Legislativo.

Na última terça-feira (7), o relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), divulgou a proposta de criação das "emendas de bancadas partidárias" no Orçamento. Essas emendas distribuiriam recursos entre os partidos para alocar em suas bases eleitorais, substituindo o extinto orçamento secreto.

Danilo Forte destacou que ainda não há um valor definido, e a decisão sobre torná-las de pagamento obrigatório está em discussão. Ele enfatizou a importância da imperatividade no Orçamento para aumentar a transparência. O parecer à LDO deve ser protocolado em 20 de novembro e votado até 24 na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Entretanto, a divulgação da proposta gerou discordâncias entre parlamentares do Centrão. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), reuniu líderes partidários próximos para discutir o tema, mas não houve consenso. Planejaram novas rodadas de conversas até o dia 20 para buscar uma posição única.

Intervenção do STF

Diversos argumentos foram levantados contra a criação de um novo tipo de emenda, incluindo disputas internas nas bancadas para decidir os líderes e o risco de que seja contestada no Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns veem a proposta como uma afronta à decisão anterior e uma simples remodelagem do orçamento secreto.

A tese com maior apoio entre líderes é tornar obrigatório o pagamento das emendas de comissões temáticas, como as de saúde, educação, finanças, meio ambiente e justiça. Há 30 na Câmara, 17 no Senado e cinco mistas. Esses colegiados votam anualmente a destinação de verbas para programas ou obras, e o governo seria obrigado a executá-las.

O Palácio do Planalto e o PT buscam evitar a expansão das emendas parlamentares, não sendo incluídos nas negociações. O governo receia que isso engesse o Orçamento, dificultando remanejamentos e negociações políticas para a formação da base aliada.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), membro da CMO, acredita que será possível convencer colegas a abandonar essas propostas, evitando disputas pela presidência das comissões. No entanto, a discussão ocorre simultaneamente à reforma tributária e às negociações sobre a agenda fiscal do governo, aumentando a preocupação de que tentativas de barrar o movimento do centrão possam afetar outras votações importantes.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES