Cigarro eletrônico: Anvisa pode liberar venda, e médicos temem uma nova epidemia

Cigarros eletrônicos foram proibidos no Brasil a partir de 2009; no entanto, a Anvisa está atualmente revisando essa regulamentação

Cigarro eletrônico | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está programada para debater, nesta sexta-feira (1°), a possibilidade de abrir uma consulta pública para reavaliar a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil.

O contexto envolve pressões da indústria do tabaco, argumentando que permitir a venda facilitaria o controle. Por outro lado, entidades médicas e especialistas contestam essa justificativa, alegando que a autorização representaria um risco à saúde e um retrocesso no combate ao tabagismo.

Os cigarros eletrônicos, presentes no mercado desde 2005, foram inicialmente apresentados como uma opção menos prejudicial à saúde para os fumantes. Contudo, não há dados científicos que comprovem sua segurança. Atualmente, a proibição da comercialização, importação e propaganda desses dispositivos está em vigor desde 2009.

A decisão de revisar essa norma partiu da própria Anvisa, iniciando o processo em 2019. A primeira etapa envolveu uma "Análise de Impacto Regulatório", avaliando os efeitos da proibição no país, os desafios relacionados ao uso desses dispositivos e as experiências em outros países onde são permitidos, como nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Webstory Cigarro comum x cigarro eletrônico — Foto: Elcio Horiuchi/g1Alternativas consideradas

O documento resultante dessa análise considerou duas alternativas: a manutenção da norma atual, com a proibição, ou ajustes na regra, incluindo revisões periódicas e a proibição da fabricação. A Anvisa, diante da falta de base científica que comprovasse a superioridade dos cigarros eletrônicos em relação aos tradicionais e do risco de aumento do tabagismo, descartou a hipótese da permissão.

A agência agora avança para a próxima etapa, discutindo a possibilidade de abrir uma consulta pública para revisão, embora isso ocorra sob protesto de entidades médicas. Enquanto a Anvisa conduz essa revisão, no Senado Federal tramita um projeto que propõe a liberação dos cigarros eletrônicos, argumentando a falta de regulamentação específica no Brasil.

Posicionamentos a favor e contra a liberação dos cigarros eletrônicos revelam divergências. A indústria do tabaco argumenta que esses dispositivos atuam como uma "redução de danos" para fumantes, sendo 95% menos prejudiciais, conforme relatório do King's College, do Reino Unido. Entretanto, especialistas médicos refutam esse argumento, destacando a falta de base científica e a alta concentração de nicotina nos cigarros eletrônicos, que pode levar a uma dependência mais intensa que nos cigarros convencionais.

Enquanto o debate se intensifica, a preocupação com os riscos à saúde persiste, sendo exemplificado pelos casos de evali, uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia alerta que, apesar de registrados nove casos de evali de 2019 a 2020, a subnotificação é um desafio, tornando difícil avaliar a real dimensão do problema no país.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES