CNJ faz correição na 13ª Vara e revela caos e sumiço de bens na gestão de Moro

O CNJ aponta uma “gestão caótica” de recursos de delações e leniências realizados durante o comando do ex-juiz

Senador Sergio Moro (União Brasil) | Igor Estrela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma correição conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba reiterou a existência de uma "gestão caótica" relacionada ao controle dos recursos provenientes de acordos de delação premiada e leniência firmados pela Operação Lava Jato.

De acordo com informações do colunista do O Globo, Lauro Jardim, não há um inventário que demonstre a localização de todos os itens apreendidos, incluindo obras de arte, e foi impossível identificar diversos bens e recursos, incluindo aqueles confiscados no exterior.

Um relatório parcial da correição, divulgado em agosto, já evidenciava a desordem na 13ª Vara. A conclusão apontou para uma "gestão caótica" no controle dos valores provenientes dos acordos com o Ministério Público, homologados pelo ex-juiz e agora senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

Além disso, um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades na destinação de cerca de 22 bilhões de reais provenientes desses acordos. Segundo o órgão, os valores foram movimentados sem a devida transparência.

Os responsáveis pela operação buscaram criar um fundo bilionário com os recursos ressarcidos à Petrobras, que seria administrado pelos próprios procuradores, visando financiar "projetos de combate à corrupção".

Em uma audiência em setembro, o ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, destacou que os procuradores desejavam se tornar verdadeiros gestores públicos, mas não seriam cobrados pela responsabilidade exigida dos gestores.

"O que está ocorrendo é a transferência de patrimônio do Estado brasileiro para a gestão de agentes da lei. É disso que estamos tratando nesta tarde", afirmou na ocasião.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES