Confira o placar acirrado dos senadores a favor ou contra a posse de Dino no STF

Um levantamento realizado revela que 24 parlamentares já manifestaram apoio à indicação de Dino, enquanto 21 são contrários

Ministro Flávio Dino (PSB-MA) | Cristiano Mariz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma corrida contra o tempo, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), intensificou sua busca por apoio no Senado Federal visando garantir sua aprovação para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a votação marcada para o próximo dia 13, a batalha nos bastidores do Congresso Nacional atinge seu ápice, revelando um cenário de placar apertado e estratégias intensas.

Um levantamento realizado junto com os 81 senadores revelou que, até o momento, 24 parlamentares já manifestaram apoio à indicação de Dino, enquanto 21 se posicionaram contrários. A margem estreita de diferença coloca o ministro da Justiça em uma posição delicada, uma vez que precisa angariar mais da metade dos votos possíveis, totalizando 41 senadores, para assegurar sua aprovação.

O foco principal de Dino está na base aliada do governo, composta por 28 dos 36 parlamentares que ocupam assentos na Esplanada dos Ministérios. Reuniões estratégicas e encontros nos gabinetes dos senadores têm sido a tônica da última semana, onde o ministro busca consolidar seu apoio, especialmente entre os indecisos e os que ainda não se pronunciaram.

Impasses no Senado

Dentre os desafios enfrentados por Dino, destaca-se a conquista de votos da oposição, em especial dos senadores bolsonaristas. O Partido Liberal (PL), alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, representa uma resistência considerável, com nove dos 12 senadores declarando-se contrários à indicação do ministro.

No âmbito dos partidos que integram a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PSD é o que apresenta maior número de indecisos, somando cinco parlamentares, enquanto outros quatro ainda não responderam ao questionamento. O Republicanos, que conta com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, tem três dos quatro senadores declarando-se contrários à escolha de Dino para o STF, incluindo figuras proeminentes como Damares Alves e Hamilton Mourão.

O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sérgio Moro (União Brasil-PR), permanece indeciso, declarando não ter definido seu voto, acrescentando mais uma incógnita a esse capítulo crucial da política nacional.

Confira a tabela dos votos de cada senador:

Os votos — Foto: Editoria de Arte A votação que definirá o futuro de Flávio Dino na Suprema Corte promete ser um espetáculo político, revelando alianças, resistências e estratégias de convencimento que moldarão o destino do Poder Judiciário brasileiro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES