Exclusivo Congresso decidirá se derruba veto de Bolsonaro contra despacho gratuito

Na época, o então presidente Bolsonaro alegou na mensagem de veto que a proposição contraria o interesse público, aumentando os custos dos serviços aéreos.

Volta do despacho gratuito será analisada no Congresso | Divulgação/Aeroporto de Maringá
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A volta do despacho gratuito de bagagem em voos, vetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), será discutida na próxima quarta-feira, 26 de abril, durante a pauta de sessão conjunta do Senado e Câmara dos Deputados. O veto ocorreu após a sanção da Lei 14.368, que flexibiliza as regras do setor aéreo, em junho do ano passado, a partir da Medida Provisória 1.089/2021, aprovada em maio pelo Senado. A tendência é que o veto seja mantido

Bolsonaro alegou na mensagem de veto que a proposição contraria o interesse público, aumentando os custos dos serviços aéreos e tendo efeito contrário ao desejado pelo legislador, ou seja, encarecendo as passagens. O dispositivo vetado, que foi acrescentado por emenda na Câmara dos Deputados e não fazia parte do texto original da MP, proibia a cobrança pela primeira bagagem despachada, limitada a 23 quilos em voos domésticos e 30 quilos em voos internacionais.

Leia Mais

Desde 2017, as companhias aéreas são autorizadas a cobrar pelas malas despachadas, alegando que isso permitiria reduzir os custos das passagens. No entanto, o veto presidencial foi alvo de polêmicas e críticas, com muitos argumentando que a medida prejudica os passageiros.

Volta do despacho gratuito de bagagens em voos no Brasil é vetada

Cobrança de bagagem muda hábitos de viagem de brasileiros

Preços de bagagem internacional chegam a 50% do valor do bilhete

A justificação do veto ressalta que a regra vetada obrigaria os passageiros que não despacham bagagem a arcar com o custo do transporte das bagagens de outros passageiros, incentivando o transporte de mais bagagens, o que aumentaria o peso da aeronave e o consumo de combustível.

A decisão final sobre o veto e a possível reversão da medida será aguardada com expectativa pela população e pelo mercado de aviação no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES