José Sarney declara voto em Lula no 2º turno: “Pela democracia”

Sarney criticou o atual governo pelo que chamou de ataque sistemático do Executivo contra o Judiciário.

José Sarney declara voto em Lula | Antonio Augusto/Secom/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

TAYGUARA RIBEIRO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente José Sarney (MDB) declarou nesta segunda-feira (24) seu voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa à Presidência, como forma de defender a democracia.

José Sarney declara voto em Lula Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Leia Mais

"É voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de Poder, pela busca do Estado de Bem-Estar Social. A diferença é clara", diz Sarney em uma carta divulgada em seu site.

O também ex-senador criticou o atual governo pelo que chamou de ataque sistemático do Executivo contra o Judiciário.

“No próximo domingo, o eleitor decidirá se vota pelo fim da democracia ou por sua restauração. Esse voto não é para quatro anos de governo: é um voto para o destino do Brasil. O voto em Bolsonaro é voto contra as instituições, que terá como consequência anos de autocracia, um regime de força, construído na mentira sistemática e no abuso do poder. O voto em Lula — que já tem seu lugar na história do Brasil como quem levou o povo ao poder e como responsável por dois excelentes governos — é voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de poder, pela busca do Estado de Bem-Estar Social. A diferença é clara”, escreveu Sarney. 

José Sarney ainda citou líderes internacionais como Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos; Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria; e Vladimir Putin, presidente da Rússia, como representantes de artifícios de um movimento similar ao bolsonarismo. “Uma de suas marcas é a proliferação das fake news. Outras a xenofobia, o racismo, a divisão da sociedade. Assim se hostiliza, agora, os nordestinos, os pobres, como se fossem brasileiros inferiores. Isso atenta contra todos os princípios democráticos e até éticos”, afirmou. 

O orçamento secreto também foi apontado como um dos motivos que levaram Sarney a declarar voto em Lula. O ex-presidente começa o texto relembrando quando ele e Tancredo Neves chegaram à presidência em um momento de transição democrática após 21 anos de Ditadura Militar.  

Para Sarney, o momento atual é de semelhante importância para posicionamento a favor da democracia. Ele cita que “raras vezes se viu o ataque sistemático do Executivo contra o Judiciário” e destaca o papel do STF na redemocratização do Brasil.

Além de Sarney, Lula conta com Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na lista de ex-ocupantes do Palácio do Planalto que endossaram sua campanha. Entre os que já disputaram a corrida eleitoral e declararam apoio ao petista estão José Serra (PSDB), Guilherme Boulos (Psol), Henrique Meirelles (MDB), Marina Silva (Rede), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSB), que é candidato à vice-presidência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES