Em Paris, ministro Barroso revela motivo do 'protagonismo' do STF

O presidente da Suprema Corte enfatizou que o STF é um ator institucional e não político, ou seja, não pode ser usado como massa de manobra partidária

Luís Roberto Barroso - presidente do STF | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (13), durante um evento em Paris, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, abordou as críticas frequentes ao protagonismo do tribunal no cenário brasileiro. Barroso destacou que a amplitude da Constituição brasileira é um dos fatores principais que contribuem para esse "certo protagonismo" do STF, diferenciando-o de outras supremas cortes ao redor do mundo.

O ministro ressaltou que a Constituição de 1988 não apenas organiza o Estado e os poderes, mas também abrange temas como sistemas tributário e previdenciário, saúde, educação, proteção indígena, cultura, direitos da criança e do adolescente, família e meios de comunicação. Esse caráter abrangente, segundo Barroso, leva à judicialização de uma variedade de questões que, em outros países, seriam tratadas exclusivamente no âmbito político.

Leia Mais

Outro ponto destacado por Barroso foi a facilidade relativa de acessar o STF, mencionando a multiplicidade de entidades que podem acionar a Corte. Ele observou que, dadas as amplas possibilidades de acesso, é necessário que um interesse seja realmente insignificante para não chegar eventualmente ao Supremo.

O presidente do STF também apontou a transmissão televisiva dos julgamentos como um fator importante para o protagonismo da Corte. Desde 2002, com a criação da TV Justiça, o STF se tornou a primeira suprema corte do mundo a transmitir suas sessões plenárias, contribuindo para a exposição pública e acompanhamento direto dos julgamentos pela sociedade.

Apesar de reconhecer o papel protagonista, Barroso enfatizou que o STF é um ator institucional e não político no sentido partidário. Ele ressaltou a importância de o tribunal comunicar-se com a sociedade, esclarecendo seu papel institucional e suas decisões, mantendo a transparência e a compreensão do público em relação ao trabalho da Corte.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES