'Lunaristas': os eleitores que não votaram em Lula e agora são 'lulistas'

Bolsonaristas agora veem com bons olhos o governo de Lula, principal adversário político do ex-presidente

Presidente Lula | Brenno Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seis meses após o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os institutos de pesquisa começaram a detectar um fenômeno surpreendente. Em meio a um cenário político ainda polarizado, uma parcela dos eleitores que afirmavam ter votado em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022 agora veem com bons olhos o governo de Lula, principal adversário político do ex-presidente.

Essa descoberta vai contra o que as pesquisas de intenção de voto mostravam na reta final da acirrada campanha eleitoral do ano passado, quando o percentual de eleitores de Lula e Bolsonaro teve poucas oscilações. Isso indicava fortes preferências e rejeições dos grupos em relação a Lula e Bolsonaro. Quem apoiava Lula rejeitava Bolsonaro, e vice-versa.

Leia Mais

Pesquisas apontam

Uma pesquisa de avaliação de governo realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) revelou que 37% dos entrevistados aprovam o governo de Lula, classificando-o como ótimo ou bom. Outros 28% desaprovam o governo, classificando-o como ruim ou péssimo. Do restante, 32% consideram o governo como regular e 3% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entre 1º e 5 de junho em 127 municípios, e possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Um detalhamento desses dados feito pelo instituto revelou que eleitores de Bolsonaro estão começando a aprovar o governo de Lula. O Ipec perguntou aos entrevistados em quem eles votaram no segundo turno das eleições, e a pesquisa mostrou que 8% dos entrevistados que afirmaram ter votado em Bolsonaro aprovam o governo do seu principal adversário político, classificando-o como ótimo ou bom. Considerando a margem de erro, esse valor pode estar entre 6% e 10%.

A pesquisa também perguntou se os entrevistados aprovavam a forma como Lula está administrando o país. Nesse item, 19% dos que dizem ter votado em Bolsonaro no segundo turno disseram que aprovam a forma como o petista está conduzindo o governo.

Perfil dos eleitores

Esses eleitores de Bolsonaro que agora aprovam o governo de Lula são chamados de "lunaristas". De acordo com os dados da pesquisa, o perfil majoritário dos "lunaristas" é composto por mulheres (55%), com idades entre 25 e 34 anos (29%) e 45 e 59 anos (30%), autodeclarados pretos ou pardos (52%), católicos (53%), com educação até o ensino médio (42%), residentes no Sudeste (32%) e vivendo em cidades do interior (65%).

É importante ressaltar que, por serem uma parte específica dos dados totais, a análise desse grupo tem uma margem de erro maior do que a margem do levantamento completo. Isso ocorre porque a margem de erro é calculada levando em consideração a quantidade de entrevistas feitas e o número de pessoas que se encaixam nesse perfil específico, que é substancialmente menor do que o total da amostra.

Governo atual colhendo aprovações

Outra pesquisa, realizada pela Quaest em junho, também detectou a aprovação do governo Lula por parte dos eleitores de Bolsonaro. O levantamento mostrou que 22% dos entrevistados que afirmam ter votado em Bolsonaro no segundo turno aprovam o governo de Lula.

Os diretores do Ipec e da Quaest afirmam que a aprovação do governo de Lula por eleitores de Bolsonaro não significa necessariamente que eles votariam no petista em uma nova disputa eleitoral.

A conversão da aprovação em votos depende de outros fatores que vão além da percepção da situação econômica. Segundo eles, a eleição é resultado de um debate e de uma comparação entre os candidatos. A aprovação do governo atual não garante sucesso eleitoral no futuro.

Ainda é cedo para afirmar se haverá uma fidelização dos eleitores de Bolsonaro a Lula, pois as eleições no Brasil são marcadas pela personalização da disputa em torno dos candidatos e por uma baixa identificação dos eleitores com os partidos. As características pessoais dos candidatos têm um peso significativo na decisão do voto. Além disso, o apoio de bolsonaristas a Lula é considerado frágil e pode depender da capacidade do PT em disputar valores e questões simbólicas com o bolsonarismo.

Apesar disso, os institutos concordam que o PT deve se fortalecer nas eleições municipais de 2024 por estar no poder, enquanto a centro-direita tradicional enfrenta dificuldades em se reestruturar e se reinventar.

O ecossistema bolsonarista ainda possui uma força simbólica considerável, mesmo com a inelegibilidade de Bolsonaro. A fidelização de novos eleitores, especialmente aqueles de campos políticos diferentes, é um desafio complexo.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES