Maioria do STF vota para manter poder do TSE de tirar fake news do ar

Edson Fachin destacou a importância de garantir eleições livres e democráticas, sem influências abusivas no regime de informação

Ministros do STF | Fátima Meira/Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou contra a ação que questionava trechos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinada a acelerar a remoção de conteúdo com desinformação nas redes sociais durante o período eleitoral.

Os ministros seguiram a orientação do relator, ministro Edson Fachin, que votou pela validação da norma. Fachin destacou a importância de garantir eleições livres e democráticas, sem influências abusivas no regime de informação.

"Uma eleição com influência abusiva do poder econômico não é normal nem legítima, vale dizer, não é livre nem democrática. Quando essa abusividade se materializa no regime da informação, recalcando a verdade e compondo-se de falsos dados e de mentiras construídas para extorquir o consentimento eleitoral, a liberdade resta aprisionada em uma caverna digital", afirmou Fachin.

O ministro ressaltou que a norma não afeta a liberdade de expressão, mas visa combater a disseminação de notícias falsas que possam interferir gravemente no processo eleitoral.

Acompanharam a decisão os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e a ministra Cármen Lúcia.

Liberdade de expressão ≠ Disseminação de fake news 

Moraes, também presidente do TSE, salientou que a liberdade de expressão não justifica a disseminação de informações falsas que afetam o processo democrático, destacando que tal liberdade não é "liberdade de agressão a pessoas ou a instituições democráticas".

A resolução do TSE, alvo da ação, permite que o tribunal determine a retirada de URLs com fake news das redes sociais em até duas horas, podendo ser reduzido para uma hora às vésperas da votação. Além disso, a norma prevê a suspensão de canais que publiquem fake news de forma reiterada e proíbe propaganda eleitoral paga na internet 48 horas antes e 24 horas depois das eleições.

A ação, apresentada em outubro do ano passado pelo então procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, teve o mérito analisado no plenário virtual, um formato em que os ministros votam eletronicamente. O resultado final está previsto para segunda-feira (18), sem pedidos de vista ou destaque.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES