Mendonça pede vistas e adia conclusão de julgamento sobre porte de drogas

Atualmente, o STF possui cinco votos favoráveis à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

MInistros votam porte de drogas no plenário do STF | STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro André Mendonça, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou um adiamento no processo relacionado ao porte de drogas, alegando a necessidade de mais tempo para análise. Isso resultará na postergação da conclusão do caso.

Leia Mais

Atualmente, o STF possui cinco votos favoráveis à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, emitidos pelos ministros Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Rosa Weber. Um voto contrário à descriminalização foi dado pelo ministro Cristiano Zanin. A decisão do tribunal terá impacto nas instâncias inferiores da Justiça, que deverão seguir essa decisão em casos similares.

A ministra Rosa Weber, presidente do STF, mencionou que aproximadamente 7.769 processos semelhantes estão parados em instâncias inferiores, aguardando a decisão do tribunal. Apesar do pedido de adiamento feito por Mendonça, alguns ministros que ainda não votaram planejam apresentar suas posições durante a sessão desta quinta-feira.

Os ministros que já votaram concordam que é crucial estabelecer critérios objetivos para distinguir entre traficantes de maconha e usuários. Além disso, estão discutindo a quantidade mínima que caracteriza a posse pessoal do entorpecente.

Durante a sessão, o ministro Gilmar Mendes restringiu seu entendimento à maconha, afirmando que a posse de maconha para consumo pessoal não deveria ser considerada infração penal.

Cristiano Zanin, por outro lado, votou contra a descriminalização do porte de qualquer droga para uso pessoal e sugeriu critérios como o porte de 25g de maconha ou a presença de 6 plantas fêmeas para distinguir o usuário do traficante.

Rosa Weber, que se aposentará em breve, declarou que votaria mesmo após o pedido de vista, afirmando que a posse de drogas para uso pessoal não deveria ser tratada como crime.

Os ministros esclareceram que a discussão envolve a descriminalização da posse de drogas para consumo individual, não a legalização das substâncias. Também destacaram que a Lei de Drogas de 2006 permitiu a despenalização do porte de drogas para uso próprio, substituindo a pena de prisão por outras sanções.

O STF não está retirando competências do Congresso Nacional e do Poder Executivo, mas busca estabelecer diretrizes para lidar com a questão da posse de drogas para uso pessoal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES