Mendonça retoma julgamento sobre descriminalização da maconha com voto decisivo

O ministro havia solicitado uma análise mais aprofundada do caso em agosto deste ano, interrompendo temporariamente o andamento do processo

Ministro André Mendonça | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, restituiu ao plenário a ação que discute a possível descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal no Brasil. O ministro havia solicitado uma análise mais aprofundada do caso em agosto deste ano, interrompendo temporariamente o andamento do processo na Corte.

Com a devolução oficializada nesta segunda-feira (4), o STF está apto a retomar o julgamento. Até o momento, cinco ministros se posicionaram favoráveis à descriminalização, enquanto apenas um se manifestou contrariamente. Os votos favoráveis foram dos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Rosa Weber, esta última antes de sua aposentadoria.

Apenas Cristiano Zanin votou contra a descriminalização. Agora, aguardam-se os votos de André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

Quantidade máxima para não ser enquadrado como crime

Além da decisão sobre a descriminalização, o STF deverá deliberar sobre a quantidade máxima permitida para o porte de maconha, sendo que essa discussão tende a ocorrer mais adiante no julgamento. As propostas em debate variam de 25 a 100 gramas.

O cerne da questão em julgamento é a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas. Este artigo, ao diferenciar usuário e traficante, estabelece penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a cursos educativos para quem adquirir, transportar ou portar drogas para consumo pessoal.

Embora a lei tenha abolido a pena de prisão, a criminalização do uso persiste, sujeitando os usuários de drogas a inquéritos policiais e processos judiciais.

O caso específico que motiva o julgamento envolve a defesa de um condenado que pleiteia que o porte de maconha para uso próprio deixe de ser considerado crime. O indivíduo em questão foi detido com três gramas da substância.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES