Michelle navega no 'paganismo' do futebol e do sertanejo para conseguir votos

A ex-primeira-dama adota estratégia semelhante a de Bolsonaro para colher o reduto eleitoral do marido e aumentar seu capital político

Michelle e Jair Bolsonaro | Isac Nóbrega/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cotada para herdar o reduto eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) demonstra uma estratégia de expansão de sua influência para além da base de apoiadores mais fervorosos. Um estudo exclusivo da consultoria Nosotros, divulgado pelo O Globo, revelou conexões significativas nas redes sociais de Michelle, indicando um direcionamento estratégico de seu capital político.

O estudo, conduzido pelos antropólogos Juliano Spyer e Danilo Centurione, sócios da Nosotros, identificou quatro "bolhas" compostas por 55 perfis de alta capilaridade seguidos por Michelle. Essas conexões incluem celebridades, políticos e pastores, indicando um alcance diversificado. Embora a ex-primeira-dama tenha maior apelo em páginas que compartilham valores conservadores, a análise sugere uma postura cautelosa em evitar posicionamentos eleitorais diretos.

Os pesquisadores destacam que a imagem de Michelle está estrategicamente vinculada a temas como família e feminilidade, em contraste com o ambiente político-partidário polarizado. Esse posicionamento a coloca como uma possível ponte entre a mensagem bolsonarista e personalidades que não se identificam diretamente com a política.

O estudo, que analisou as conexões de 56 perfis no Instagram, incluindo o de Michelle e outros 55 perfis com no mínimo 4 milhões de seguidores, revelou uma rede densa de conexões. A ex-primeira-dama mantém ligações não apenas na bolha evangélica, conhecida como "Deus acima de todos", mas também com influenciadores que abordam temas como motivação, prosperidade e preservação da família.

Michelle além da igreja

Juliano Spyer, especialista em meio evangélico, destaca que as conexões de Michelle ultrapassam a bolha ligada às igrejas, evidenciando nuances significativas. O estudo aponta uma forte ligação com influenciadores que, apesar de se posicionarem politicamente de maneira discreta, compartilham afinidades temáticas.

O cientista político Danilo Centurione ressalta o exercício de um "soft power" por parte de Michelle, que se conecta não apenas com a bolha evangélica, mas também com artistas sertanejos e jogadores de futebol. Essa abordagem visa atingir públicos diversos, liderados por figuras que não estão diretamente envolvidas na política, mas que compartilham uma afinidade ideológica com o conservadorismo.

As "bolhas" identificadas pelo estudo incluem "Deus acima de todos" (14 perfis), "Guardiãs da família" (10 perfis), "Guerreiros da bola e da fé" (11 perfis) e "Sonho americano" (20 perfis). Cada uma dessas bolhas representa diferentes segmentos de influenciadores que compõem a teia de conexões da ex-primeira-dama, revelando uma estratégia abrangente para ampliar sua base de apoio.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES