Moraes proíbe presença de Bolsonaro e suspeitos de tentar golpe em eventos das Forças Armadas

A decisão também abrange militares como os ex-ministros Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, assim como o presidente do PL

Moraes proíbe Bolsonaro e suspeitos de golpe de ir a eventos das Forças Armadas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, emitiu uma ordem proibindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros envolvidos em uma suposta tentativa de golpe investigada pela Polícia Federal de participar de eventos nas Forças Armadas e no Ministério da Defesa. 

A decisão também abrange militares como os ex-ministros Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, assim como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. Moraes estabeleceu uma multa diária de R$20 mil em caso de descumprimento da medida.

Investigação: além de notificar os envolvidos, o ministro informou ao Ministério da Defesa e aos comandos das Forças Armadas sobre a proibição. Essa decisão está inserida em uma investigação sobre tratativas de um golpe de Estado dentro do inquérito das milícias digitais, que visa reverter o resultado das eleições. A Polícia Federal apura a produção de minutas por pessoas próximas a Bolsonaro, onde são expostos planos de intervenção.

O que aponta a investigação: segundo a investigação, Bolsonaro teria tido acesso a versões dessas minutas, solicitando modificações e apresentando a proposta aos chefes militares para obter apoio das Forças Armadas. O texto destacava supostas interferências do Poder Judiciário no Executivo, visando embasar legalmente o golpe. Mensagens e provas indicam que Bolsonaro estava envolvido na redação e ajustes do decreto, buscando respaldo militar para suas ações.

O que diz a PF: A Polícia Federal observa que essas discussões sobre planos golpistas não foram isoladas e surgiram da estratégia prévia de Bolsonaro de questionar a integridade do processo eleitoral, levantando dúvidas sobre as urnas eletrônicas.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES