Exclusivo Notícias sensacionalistas sobre crimes em escolas poderão ser proibidas

Segundo o deputado, a divulgação maciça de notícias sensacionalistas na cobertura desses episódios contribui decisivamente para a proliferação de crimes e atos infracionais no ambiente escolar.

Proposta é do deputado Hercílio Diniz | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Hercilio Coelho Diniz (MDB-MG) apresentou uma proposta de lei que proíbe a divulgação de notícias sensacionalistas sobre crimes e atos infracionais cometidos em estabelecimentos de ensino. A iniciativa surge após a triste realidade da violência nas escolas brasileiras, especialmente após o trágico episódio em uma creche de Blumenau, em abril deste ano, e outras tragédias, como as de Realengo, em 2011, Janaúba, em 2017, Caraí e Suzano, em 2019, Saudades, em 2021, Barreiras, Aracruz e Contagem, em 2022, e São Paulo, em março deste ano.

Segundo o deputado, a divulgação maciça de notícias sensacionalistas na cobertura desses episódios contribui decisivamente para a proliferação de crimes e atos infracionais no ambiente escolar. A proposta de lei, se aprovada, proíbe a divulgação dessas notícias pelos meios de comunicação tradicionais e pelas redes sociais da internet.

Leia Mais

A proposta de lei também prevê sanções para aqueles que descumprirem as normas, tais como multas e suspensão temporária das atividades, além da proibição de exercício das atividades que envolvam os atos infracionais contra a integridade física cometidos em estabelecimentos de ensino.

Polícia Militar garante paz nas escolas nos 224 municípios do Piauí

Moraes dá prazo de 48 horas para Gonçalves Dias ser ouvido pela PF

Governo e PT mudam estratégia e aceitam instalação da CPMI do 8 de janeiro

Diniz argumenta que a política estruturada de ações para enfrentar essa realidade demanda um diagnóstico completo das múltiplas causas que levaram a essa escalada de ataques contra professores e alunos dentro das escolas. A proposta de lei ainda aguarda aprovação pelo Congresso Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES