Passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela PF, revela defesa do ex-presidente

A medida faz parte da investigação da PF sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, na qual Bolsonaro estaria envolvido

Ex-presidente Jair Bolsonaro | Brenno Carvalho/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (8), uma operação que resultou na apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento foi encontrado durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no escritório do ex-presidente, localizado na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília.

A confirmação da apreensão do passaporte foi feita pelo advogado de Bolsonaro, Paulo Bueno. A certidão de entrega do documento já foi emitida. A medida faz parte da investigação da PF sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, na qual Bolsonaro estaria envolvido. A investigação se baseia em uma minuta golpista que previa a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Os detalhes da operação e as informações sobre a minuta golpista constam na decisão do ministro Alexandre de Moraes, que fundamenta a ação deflagrada nesta quinta-feira contra militares e ex-ministros do governo Bolsonaro.

Além da apreensão do passaporte, todos os alvos da operação, incluindo o ex-presidente, foram proibidos de manter contato com os demais investigados, como parte das medidas cautelares determinadas por Moraes.

Risco de fuga

A decisão de apreender o passaporte do ex-presidente foi tomada após extenso debate dentro da PF, iniciado há meses. O receio era de que Bolsonaro pudesse tentar fugir do país, buscando refúgio nos Estados Unidos ou em nações com as quais o Brasil não possui tratado de extradição. A medida foi implementada durante a Operação Tempus Veritatis, uma investigação que visa apurar a tentativa de um golpe de Estado.

A decisão de confiscar o passaporte de Bolsonaro foi motivada pela avaliação de que o escopo da Operação Tempus Veritatis poderia aumentar o risco de fuga por parte do ex-presidente. O episódio em que Bolsonaro passou três meses na Flórida no final de 2022, evitando a transmissão da faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e permanecendo fora do Brasil durante o início do governo do petista, foi considerado um precedente significativo pelas autoridades policiais e judiciais.

Contrariando a ordem de entrega do passaporte em Mambucaba, Angra dos Reis (RJ), onde Bolsonaro possui uma residência e onde ocorreu a busca e apreensão, o ex-presidente afirmou que o documento se encontra na sede do PL em Brasília. Bolsonaro relatou que os agentes foram respeitosos durante a operação e levaram o celular de seu assessor Tércio Arnaud, também alvo das ações realizadas pela PF.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES