Por aproximação a Lula, deputados do PL de Bolsonaro planejam onda de desfiliação

As rachas variam do nacional ao regional, impulsionando mais parlamentares a deixarem o partido

Deputados do PL | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Partido Liberal (PL), que há um ano ostentava a maior bancada na Câmara dos Deputados, enfrenta um movimento de debandada motivado por aproximações com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disputas internas voltadas para as eleições municipais de 2024. Até o momento, cinco deputados federais já deixaram o partido ou estão em negociações para a desfiliação, seguindo um caminho também considerado por lideranças regionais da legenda.

Na semana passada, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) engrossou a lista de possíveis saídas. Encorajado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que prevê que seu aliado terá sucesso na eleição à prefeitura de São Paulo, Salles buscou autorização do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para trocar de partido. Embora Valdemar apoie o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, ele não descarta uma saída amigável para Salles.

Outros destinos possíveis incluem o Patriota, que está em processo de fusão com o PTB. A deputada federal Magda Mofatto (Patriota-GO), que deixou o PL em março, seguiu um caminho semelhante, também considerado pelo deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB).

Gilberto e seu grupo político discordam da candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga à prefeitura de João Pessoa pelo PL e planejam construir um palanque bolsonarista alternativo na cidade. Ele também enfrenta atritos com o deputado federal Wellington Roberto (PL-PB), aliado de Valdemar, que se uniu ao governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB).

Onda de desfiliação

Outra negociação em curso é com o União Brasil, do senador Efraim Filho, que faz oposição a Azevêdo.

O deputado Gilberto afirmou: "Pedi ao presidente (Valdemar) para ser expulso do PL. Vamos aguardar a definição do Salles, a quem estou muito alinhado, mas também estamos avaliando outros partidos".

A onda de desfiliação não se limita à Câmara dos Deputados. No Rio, o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar, recebeu autorização para trocar o PL pelo União Brasil, sendo um aliado próximo do governador Cláudio Castro (PL), que também cogita desfiliação.

Rachas regionais também estão impulsionando bolsonaristas sem mandato a deixar o PL. No Amazonas, o coronel Alfredo Menezes, amigo de Bolsonaro e candidato ao Senado em 2022, avalia migrar para Republicanos, PP ou Novo para concorrer à prefeitura de Manaus, após desentendimentos com aliados de Valdemar. Na Bahia, a médica bolsonarista Raíssa Soares, cotada para concorrer em Porto Seguro, acumula atritos com o ex-ministro João Roma, que lidera o PL no estado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES