Saiba qual a estratégia do governador do Pará para ser vice de Lula em 2026

A sondagem para compor a chapa visa ampliar o espectro de apoio e contrabalançar o extremismo representado por Jair Bolsonaro

Lula e Helder Barbalho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um movimento estratégico visando as eleições presidenciais de 2026, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), emerge como uma figura chave no xadrez político, sendo considerado um possível vice na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sondagem para compor a chapa visa ampliar o espectro de apoio e contrabalançar o extremismo representado por Jair Bolsonaro (PL).

No início de 2021, Lula designou Fernando Haddad, chefe da Fazenda e ex-prefeito, juntamente com seu então advogado pessoal Cristiano Zanin, agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para restabelecer laços com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB). Esse movimento refletia não apenas a busca por contraposição política, mas também a dificuldade em encontrar um vice fora da órbita do PT.

Helder Barbalho, atual governador do Pará, surge como um nome promissor para ocupar esse posto. Ele se destacou ao ser reeleito com mais de 70% dos votos nas eleições de 2022 e angariar quase 1,5 milhão de votos de legenda para o MDB entre os paraenses, consolidando uma bancada de nove deputados federais.

Além disso, o prestígio de Helder é reforçado pelo fato de sua mãe, Elcione Barbalho, ocupar o cargo de 1ª vice-presidente do MDB, e seu irmão, Jader Filho, ser ministro das Cidades, responsável pelo principal programa de habitação popular do país.

O governador paraense ainda conta com eventos de destaque, como a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será sediada no Pará no final do próximo ano. Adicionalmente, o estado do Pará será o enredo da escola de samba Grande Rio em 2025, o que contribui para manter Helder Barbalho em evidência.

Além de Helder, outros emedebistas, como a ministra do Planejamento Simone Tebet e o ministro dos Transportes Renan Filho, também buscam se viabilizar como potenciais vices na chapa de Lula. O cenário político já se movimenta, antecipando as estratégias para a corrida presidencial de 2026.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES