Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Os três grupos políticos que vão definir as eleições em Teresina

Os três grupos políticos que vão definir as eleições em Teresina
Themístocles e Firmino: junto com W.Dias devem definir as eleições 2020 em Teresina | (Imagem: Divulgação)

Por Sávia Barreto

São três os grupos políticos que vão definir as eleições municipais em Teresina em 2020 e tudo até agora depende de quem esses chefes políticos vão apoiar. Político experiente ouvido pelo Primeira Mão fez a seguinte leitura contextual de cenário, que compartilho com os leitores do blog:

1) Firmino Filho: o prefeito tem a preferência para fazer o sucessor, afinal, a Prefeitura não sai do comando do PSDB há mais de 20 anos. Sinônimo de identificação eleitoral com o teresinense, a moeda tem dois lados. Tantos anos de administração tucana gera desgaste. Um exemplo do risco foi a quase vitória de Elmano Férrer, então no PTB, em 2012. 

A questão agora é se Firmino vai apoiar alguém do próprio PSDB - tudo indica que sim - ou priorizar a aliança com o Progressistas do senador Ciro Nogueira, que segue firme (fato visto pelas visitas ao interior do estado que ambos já vem fazendo).

2) Wellington Dias: se o governador petista realmente apoiar alguém - falo sobre fazer campanha e não apenas um apoio formal - deve ser um nome do próprio PT. A sigla não abre mão e precisa mais do que nunca do comando de Executivos pelo país tendo em vista o contexto de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). 

Muito próximo ao deputado Fábio Abreu, seu secretário de Segurança, Wellington teria que equacionar cálculos eleitorais e interesses partidários na formação de uma chapa realmente competitiva, já que historicamente o PT tem média de 30% dos votos na capital mas não avança muito além disso.

3) Themístocles Sampaio: o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí está disposto a formar um terceiro eixo de força política, contrapondo-se ao prefeito de Teresina, de quem é inimigo político, e ao próprio governador, de quem nunca se reaproximou com total confiança após ter o cargo de vice-governador negado nas formulações da chapa  vitoriosa no pleito de 2018. 

Themístocles se guia por pesquisas e busca um nome novo, que pode ser o do seu próprio filho, deputado federal Marco Aurélio Sampaio, mas também de parlamentares como Severo Eulálio ou o próprio Dr.Pessoa, convidado a se filiar na sigla.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×