Primeira-dama Janja tem direito a salário? Quanto ela ganha?

Militante do PT desde 1983, a esposa do presidente Lula foi presença constante ao lado dele na campanha eleitoral

Janja | Ueslei Marcelino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a eleição e posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma outra figura ganhou destaque: a da socióloga e agora primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

Primeira-dama Janja com a cachorra Resistência durante posse de Lula - Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino 

Militante do PT desde 1983, a esposa do petista foi presença constante ao lado dele durante comícios eleitorais e dentro de discussões internas sobre a agenda de campanha. Ela também estabeleceu uma agenda própria para pedir votos para Lula e ficou responsável por organizar a festa da posse, realizada ontem (1º).

Mas como esposa do novo presidente, Janja tem direito a um salário? A resposta para essa pergunta é não. Isso porque a posição de primeira-dama não está prevista na Constituição Federal, já que não é possível dar uma função pública para alguém que não foi eleito pelo povo.

Além disso, o título não concede poder político e não conta com função especificada em lei, o que impede a primeira-dama de receber uma remuneração do Estado.

Entretanto, ao longo dos anos, as mulheres que ocuparam esse posto se engajaram em causas sociais. Assim, é possível que recebam um pagamento particular de instituições ou entidades às quais estejam ligadas.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES